- Update or Die!
- Posts
- mini Rio
mini Rio

Belíssimo trabalho. Belíssima pesquisa.
O projeto mini Rio constitui uma extensa coleção de pictogramas e ilustrações criadas com o objetivo de homenagear e apresentar visualmente o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Aquele lugar lindo e quente dos infernos… A minha segunda casa.
Uma das cidades mais famosas do mundo, certo?
Charmosa, divertida, caótica, vibrante, barulhenta, contraditória, inesquecível e quente.
O trabalho é uma iniciativa independente que levou cerca de 17 meses para ficar pronto.
Para quem não está familiarizado: Pictogramas são ilustrações simplificadas que tem por objetivo comunicar rápida e precisamente ideias e conceitos de maneira não verbal. São modelos visuais que, geralmente, apresentam apenas o que é indispensável para o reconhecimento dos assuntos retratados.

De acordo com Fábio Lopez (criador e designer), o recorte temático foi muito pessoal e baseado em sua interpretação da cidade. “Não me preocupei em criar um conjunto de imagens que expressasse uma visão coletiva ou ‘oficial’ do Rio, por que isso seria igualmente arbitrário. Nesse sentido, o projeto poderia muito bem se chamar ‘meu Rio’”.


“Constatei que minha cidade tem uma complexidade cultural impressionante, e é legal viver em um lugar tão especial, mesmo que nem tudo sejam flores. E esse é outro aspecto importante do projeto: mini Rio não constitui uma apresentação idealizada da cidade. Eu queria falar das lindas paisagens, mas também dos problemas de uma megalópole, suas contradições e perigos. Não coloquei os problemas em foco, mas tampouco os deixei de fora.” completa, Lopez.
Vale conhecer e mergulhar um pouco mais no processo de criação. Conheça, tudo, aqui.
Dica da Tatiana Giglio.
Updater: Gustavo Giglio
Reply