- Update or Die!
- Posts
- 3 exemplos clássicos de mensagens escondidas em vinil
3 exemplos clássicos de mensagens escondidas em vinil

Todo mundo adora um “easter egg”, aquelas mensagens escondidas em softwares, video-games, CD’s, DVDs, etc. Mas nada se compara às mensagens escondidas “na raça”, na época dos LPs. Afinal, quem nunca ouviu falar daquelas mensagens satânicas que podiam ser ouvidas quando se rodava o disco no outro sentido?
THE WALL – PINK FLOYD
No “The Wall”, por exemplo. Lado B. Na faixa 2, “Empty Spaces”. Vou rodar para você:
Ao girar no sentido contrário dá para ouvir:
“congratulations, you have just discovered the secret message…send your answer to Old Pink, care of the funny farm, Chalfont..”
THE BEATLES – ABBEY ROAD
Quem começou com essa brincadeira foram os Beatles. Na verdade, foi John Kurlander, engenheiro de som de “Abbey Road” que enfiou uma música curtinha, de 30 segundos, do Paul McCartney ao violão (“Her Majesty”) fazendo uma singela homenagem a Rainha Elizabeth (que era rainha antes dos Beatles existirem – e ainda é, veja você). qEra para ter ficado de fora, mas ele resolveu deixar no final do Lado B, vários segundos após a última música oficial. Foi por iniciativa própria, mas os Beatles adoraram a ideia. Um truque simples, mas foi o primeiro easter egg da indústria fonográfica.
Ouça aí o Paul cantarolando sobre a Beth ao violão:
Her Majesty( J. Lennon, P. McCartney )
Her Majesty’s a pretty nice girl,But she doesn’t have a lot to say.Her Majesty’s a pretty nice girl,But she changes from day to day.I wanna tell her that I love her a lot,But I gotta get a bellyfull of wine.Her Majesty’s a pretty nice girl;Someday, I’m gonna make her mine,Oh, yeah; someday, I’m gonna make her mine.
MATCHING TIE AND HANDKERCHIEF – MONTY PYTHON
Mas o hack de vinil mais legal que eu conheço vai para o álbum “Matching Tie and Handkerchief”, do Monty Pynthon. o único LP do mundo com 3 lados.
No lado B, existiam 2 pistas concomitantes. Dependendo de onde a agulha pousava, você ouvia uma coisa… ou outra.
Mais ou menos assim:

Mas eles nunca avisaram que existia essa pista escondida, as pessoas ficavam malucas quando colocavam o disco e escutavam outra coisa, porque simplesmente não conseguiam entender como isso era possível. E para piorar, eles ainda rotularam os dois lados com “SIDE B”, para confundir um pouco mais.
Olha como era:
O lado B:
O lado B com a pista alternativa, que você só ouvia por acidente:
Três exemplos de mensagens escondidas e analógicas, para mostrar que com criatividade, sempre dá para fazer coisas legais.
MUITOS OUTROS
Claro, existem muitos outros exemplos por aí, como o Jack White que fez uma versão de “Lazaretto” em vinil que toca diferentes músicas dependendo da velocidades de rotação de 45rpm e 78rpm (um truque que ele já tinha usado no album Sea of Cowards do Dead Weather), ou o lado A do álbum, que toca do centro para fora, etc. Mas os 3 exemplos acima são clássicos porque foram inventados em uma época em que ninguém tinha feito isso ainda, com poucos recursos e sem a internet para servir de spoiler (as pessoas piravam, achavam que era coisa do demônio, bem mais divertido).
E você? lembra de algum Easter Egg sonoro?
Updater: Wagner Brenner
Reply