A evolução dos Action Figures

O objetivo do action figure, além de ser um item colecionável, depende de cada um: algumas crianças gostam de brincar com eles, outros, geralmente mais velhos, gostam de deixar na prateleira, servindo apenas como um item de decoração.

Desde o primeiro boneco G.I. Joe, passando pelos primeiros bonecos de Star Wars, a evolução desse item é notável.

A qualidade do material, riqueza de detalhes, variedade de marcas, personagens e universos abordados cresceu de forma exponencial.

Esse artigo tem por objetivo mostrar um pouco da história desse objeto, que é febre desde seu surgimento.

Diorama

a evolucao dos action figures

Pode-se dizer que o conceito dos colecionáveis surgiu ainda no século XIX, com os dioramas. O diorama é um modelo (tipo uma maquete) que representa uma cena com figuras tridimensionais, seja em miniatura ou como uma exposição de museu em larga escala.

Nesses dioramas, colocavam-se bonecos de chumbo, geralmente soldados (a guerra era uma situação muito comum na época), e devido ao grande realismo as pessoas começaram a se identificar e gostar das estatuetas.

Os Toy Soldiers

a evolucao dos action figures toy soldier

A evolução dos digramas e bonecos de chumbo foram os toy soldiers, grandes conhecidos da infância de muitos adultos, que passaram a ser de plástico, por motivos óbvios. Fizeram muito sucesso, tanto que ainda existem por aí.

Barbie

a evolucao dos action figures barbie

Em 1959, a primeira Barbie foi lançada e teve uma forte influência no desenvolvimento de brinquedos para meninos. O diferencial da Barbie era as diversas articulações pelo corpo e, ainda, vários acessórios e roupas.

A empresa Hasbro viu nesse mercado uma oportunidade para criar bonecos para meninos nessa mesma linha.

O primeiro Action Figure

O termo Action Figure foi usado pela primeira vez pela Hasbro, em 1964, para comercializar o seu boneco G.I. Joe.

Vale ressaltar, porém, que um brinquedo semelhante,  chamado Johnny Hero, foi introduzido pela Rosko em 1965, mas era conhecido como “Boneca para Meninos”, uma vez que o termo Action Figure não tinha sido muito popularizado.

O G.I. Joe era inicialmente um boneco estilo militar e tinha vários uniformes para diferentes fins.

O primeiro super-herói e Star Wars

a evolucao dos action figures star wars

Em 1971, a empresa de brinquedos Mego começou a licenciar e fabricar colecionáveis de super-heróis baseados na Marvel e DC Comics e foi um grande sucesso de venda e ainda hoje é considerado um colecionável de qualidade.

Contudo a Mego perdeu a liderança de mercado depois de perder para a Kenner a licença para produzir action figures da franquia Star Wars, em 1976.

A linha de colecionáveis de Star Wars foi sucesso absoluto, como já era de se imaginar, e também tornou o novo tamanho (3-3/4), menor, o novo do padrão da indústria.

Além disso, em vez de um único personagem com diferentes roupas, eles agora incluíam diversos personagens com funções especiais.

Os action figures de Star Wars rapidamente se tornaram um negócio secundário que trazia milhões de dólares para a indústria do cinema.

Anos 80

A década de 1980 gerou muitas linhas populares de colecionáveis, especialmente baseados em séries de desenhos animados, que foram uma das maiores ferramentas de marketing para empresas de brinquedos.

No início da década, a crescente popularidade de animes de robôs no Japão, como a Gundam, também encorajou a empresa Takara a reinventar a linha Microman para os Micro Robôs, passando do conceito de action figures de cyborg para o conceito do “robô vivo”: agora os brinquedos poderiam se “transformar” em robôs.

Brasil

O Brasil é considerado um dos maiores mercados mundiais de Action Figures e Bonecos Colecionáveis. O número de colecionadores e consumidores desses produtos vem aumentando a cada ano.

Aqui nas terras tupiniquins, é possível encontrar os mais diversos modelos de Action figures baseados em personagens nos universos da cultura pop.

É possível encontrar produtos de marcas internacionais famosas (Hot Toys, Mezco, Funko, NECA, etc), mas também há marcas nacionais de grande reconhecimento, como por exemplo a Mini.Co. e Iron Studios.

Com a popularização de filmes de super-herói e da cultura geek, os action figures tendem a crescer ainda mais e a qualidade só deve aumentar.

Updater: Leonardo Prado

Reply

or to participate.