- Update or Die!
- Posts
- A incrível história dos hackers que fizeram a internet tirar um auto-retrato
A incrível história dos hackers que fizeram a internet tirar um auto-retrato
Uma história digna dos primeiros cartógrafos, aqueles que tiveram a pretensão de desenhar o mundo, navegando por ele.
Começou como uma piada.
Dois hackers entediados (uma combinação altamente perigosa), resolveram criar um robôzinho que fica tentando entrar em máquinas ligadas à internet usando senhas aleatórias, por tentativa e erro, até conseguir logar.
Coisas como “admin”, “root” e outras clássicas que eram (são) usadas, por serem quase default, padrão, preguiça e pura ingenuidade mesmo. Uma atividade comum e corriqueira no mundo dos hackers.
Mas… e se cada computador invadido se juntasse a tarefa?
Escaneando 10 IPs por segundo, o robôzinho sozinho acha sua primeira vítima em uma hora. A velocidade dobra cada vez que o robôzinho puxa para o seu time um novo IP, transformando-o também em robôzinho de escanear. Repetindo isso umas 16 vezes, todas as máquinas não-protegidas são localizadas em apenas 16 horas.
E assim, em progressão geométrica, usando um verdadeiro exército de máquinas, os dois amigos hackers entediados conseguiram o inimaginável feito de construir um robozão gigantesco, composto por outros 420 mil computadores e assim monitorar a internet inteira (pelo menos a IPv4) em APENAS UMA HORA.
E por que isso é legal?
Bom, vamos começar por aí: não tem nada de legal nisso, juridicamente falando (apesar dos moleques garantirem que usaram um sistema de baixa prioridade que não atrapalha na performance das máquinas e que até deixaram um email para contato).
Mas em termos de monitoramento, é legal… demais.
Esses dois hackers conseguiram, simplesmente, fazer o primeiro CENSO QUANTITATIVO da internet.
Criaram o mapa mais preciso de internet existente hoje, ANIMADO em um período de 24 horas.
Um feito heróico para os fãs de mapas e para os fãs de hackers, ao mesmo tempo. A sombra que passa sobre a imagem, é o periodo noturno. E quanto mais quentes as cores, maior o acesso. Olhando o mapa, parece algo banal, mas tenha em mente que cada pixel é composto por milhares e milhares de acessos, com precisão absoluta e monitorados em intervalo máximo de uma hora. É um Google Earth de acessos, um mapa real, quem sabe um dia vem com zoom in.
Olha a declaração poética do nosso nobre explorador:
I did not want to ask myself for the rest of my life how much fun it could have been or if the infrastructure I imagined in my head would have worked as expected. I saw the chance to really work on an Internet scale, command hundred thousands of devices with a click of my mouse, portscan and map the whole Internet in a way nobody had done before, basically have fun with computers and the Internet in a way very few people ever will. I decided it would be worth my time.
Sensacional. Realmente um explorador do mundo digital.
Aqui você encontra o relato oficial, mais aprofundado.
O mapa animado em alta: 9 MB full resolution GIF
Updater: Wagner Brenner
Reply