- Update or Die!
- Posts
- A Nike com Colin Kaepernick ganha novo prêmio
A Nike com Colin Kaepernick ganha novo prêmio

O comercial da Nike que traz o jogador de futebol americano Colin Kaepernick como protagonista foi premiado novamente. Na última semana, ele faturou a categoria Creative Arts do Emmy Awards.
https://www.youtube.com/watch?v=E48hHS-5HyM
A peça, chamada “Dream Crazy”, foi lançada exatamente um ano atrás, como parte da comemoração dos 30 anos da icônica campanha da marca que leva o slogan “Just Do It”, e às vésperas do início da temporada da NFL. Nas imagens, o jogador, que defendia o San Francisco 49ers, aparece acompanhado de mensagens que falam sobre acreditar nos seus sonhos e apostar neles, ainda que isso te obrigue a sacrificar todo o resto.
Ao lado dele, estão outros grandes nomes do esporte, como Serena Williams e LeBron James, todos envolvidos em causas políticas e sociais. O tema está diretamente relacionado com o movimento #TakeaKnee, que o próprio jogador começou a divulgar há cerca de três anos, como forma de chamar a atenção e homenagear os atletas negros que precisaram lutar contra o racismo ao longo de suas trajetórias.

De lá pra cá, a Nike tem apostado em outros anúncios de carga social e política, apresentando uma variedade de atletas de diferentes origens. Recentemente, por exemplo, a marca firmou uma parceria com o Toronto Raptors no lançamento de um hijab com a marca da equipe para mulheres muçulmanas e atletas.
https://www.youtube.com/watch?v=CGVHNzANY5M
Na época de seu lançamento, o comercial não agradou muito os fãs da Nike, que questionaram a escolha de Colin como protagonista da campanha. Alguns deles até tomaram a frente de um boicote, rasgando e queimando produtos da marca.
Apesar das controvérsias, ao que tudo indica, os resultados do comercial foram positivos, e para além dos prêmios: depois da publicação da campanha, as vendas cresceram em aproximadamente 30%. Em termos de mercado, as ações da empresa atingiram seu nível mais alto de todos os tempos.
Updater: Gustavo Giglio
Reply