A psicologia dos videogames

videopsico

Jogar jogos violentos mexe com nossa mente? Games podem melhorar processos cognitivos? Por que nos apegamos a determinados tipos de personagens que só existem no mundo lúdico? Que tipo de reação psicológica experimentamos quando criamos um avatar?

O doutor em psicologia Jamie Madigan procura responder este tipo de questionamento no seu blog The Psychology of Videogames. Madigan que é um “old school gamer” procura juntar sua área de estudos com seu hobbie e articular algumas boas reflexões sobre o tema.

O autor organiza um conteúdo bem legal apontando o quanto a gigantesca indústria de games trabalha o lado psicológico de seus produtos. Jogos como Heavy Rain e Beyond Two Souls da produtora Quantic Dream, por exemplo, colocam um sistema de decisões nas mãos dos jogadores que pressupõe um estudo amplo para atingir a imersão desejada.

Sem dúvida alguma, o universo dos videogames tornou-se um espaço privilegiado para diferentes tipos de reflexões como a do Sr. Madigan e, longe de chegar a respostas definitivas, o autor busca ampliar a discussão sobre o tema.

Os temas abordados são bastante variados e há uma área repleta de boas referências. O blog é um ótimo ponto de contato para aqueles que estudam ou pretendem estudar o mundo dos games com maior profundidade.

Interessou? Acesse agora clicando aqui.

Updater: Vince Vader

Reply

or to participate.