A última publicação impressa da Newsweek

No final de setembro, a revista semanal Newsweek anunciou que as suas edições impressas estavam com os dias contados. Essa capa aí de cima é a última que teve distribuição física. A partir de agora a revista passa a ser apenas digital, o que pode ser atribuído à vários fatores. A redução de anunciantes que migram, cada vez mais, para os meios digitais, pode ser uma delas.

A Nielsen anunciou que a internet foi o meio que mais recebeu novos investimentos em 2012. Com aumento de 7,2%, a internet cresceu mais do que o rádio (6,6%), o cinema (5,9%), o outdoor (4,7%) e a televisão (3,1%). Já as mídias impressas experimentam uma clara situação de crise, com crescimento de apenas 1,6% da mídia jornal e a queda de -1,3% no meio revista (não acredito que esse cenário continuará. Acredito que todos os anunciantes darão o devido valor às revistas boas e entenderão a necessidade de fazer parte de suas comunidades).

Li pouco a Newsweek, mas sempre gostei. Acredito que a decisão passou pela questão de investimento publicitário, pela quantidade de concorrentes nos pontos-de-vendas, o preço do papel, a falta de interatividade, a necessidade de atualização como marca e produto, a conquista de novos leitores, a tentativa de manter-se relevante, gerar buzz e claro, a simples decisão de passar para outra plataforma. De qualquer forma continuo um defensor de toda mídia impressa, por preferências mesmo, acreditando que o meio digital pode acrescentar, e muito, a experiência da leitura e de geração de conteúdos que orbitem o tema central.

Na capa: #LastPrintIssue, mas poderia ser um “Update or Die”.

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.