- Update or Die!
- Posts
- Adidas usa corações de bois em anúncios e irrita consumidores
Adidas usa corações de bois em anúncios e irrita consumidores

“Nessa Copa, vou dar meu coração”.
Tudo certo, só que o “meu coração”, no caso, é de algum boi.
A Adidas comprou uma encrenca com consumidores e organizações de defesas dos animais ao deixar vazar esse pequeno detalhe sobre a produção das fotos com Dani Alves, Nani, Diego Costa, Arjen Robben e outros.
I will give my heart for my country. #allin or nothing pic.twitter.com/w46iyTKkOC
— Nani (@luisnani) June 2, 2014
Logo depois que o jogador alemão Lukas Podolski publicou sua foto no seu Instagram, foi imediatamente criticado pela Four Paws, instituição do seu próprio país que comentou:
“He says he’d give his heart but it wasn’t his heart was it? It was the heart of an innocent animal.”
Pow. Tomou. Bola pingando na área para tomar um cabeceio. E tomou.
Depois disso foi ladeira abaixo, porque a campanha utiliza fortemente as redes sociais dos jogadores e obviamente eles começaram a se “defender” das acusações. E como bem sabemos, esses bate bocas nunca têm finais felizes.
Uma sequência de erros, alguns absurdamente ingênuos, que mostra como é fácil perder o controle quando se tenta usar redes sociais pessoais como veículo, afinal é o dono da conta que responde e não a marca. Ruim para todo mundo. É um tipo de testemunhal extremamente invasivo e certamente quem empresta tanto assim de sua vida pessoal para uma marca ainda não compreendeu as implicações disso tudo.
E, pelo amor de Deus, por que usar corações de bois de verdade nas fotos? Não dava pra fazer isso no computador? A menos que a intenção tenha sido justamente esse rolo todo e o veículo… sou eu. Mas prefiro pensar que não.
Bola fora da Adidas com prejuízo para a marca e para a imagem dos jogadores.
Updater: Wagner Brenner
Reply