- Update or Die!
- Posts
- Antes de me chamar de velho, desculpe a sinceridade, mas a IA acaba de te envelhecer
Antes de me chamar de velho, desculpe a sinceridade, mas a IA acaba de te envelhecer

Ela está aí. Tem gente com raiva. Tem gente gostando. Tem gente lutando contra. Tem gente que ainda não entendeu nada.Tem gente curiosa. Tem gente experimentando.E ninguém sabe, nem mesmo quem entende do assunto, que bicho vai sair daí. Se ela vai ser usada pelos Darth Vaders do mundo ou se transformar em algo banal tipo adesivinho de QR code no boteco, é a pergunta que ninguém consegue responder.
A verdade é que está tudo zero a zero.Estamos no comecinho do primeiro tempoNão importa se você tem 15 ou 80 anos.Somos todos analfabetos em AI.
Tem gente achando que quem aprender a ler e escrever mais rápido, ganha.
Sinceramente, acho que a IA ainda vai se multiplicar em tantas coisas diferentes que daqui há um tempo, a gente nem vai mais conseguir dizer: ” isso é inteligência artificial”.
Minha sensação é que vamos conviver com ela (e de uma certa forma já estamos convivendo) como a gente vive com a eletricidade.Vai ficar tão invisível quanto a gigantesca rede que está por trás das coisas banais da vida como carregar um celular.
Ah sim. Ela pode mentir, pode enganar, pode copiar a sua voz e ligar para os seus pais? Pode desligar a rede elétrica de uma cidade num ataque de mísseis ? Pode.Mas deixo isso para os cientistas e especialistas em política internacional.O início da indústria automobilística é sempre contado pelo ponto de vista da genialidade dos inventores.
O que quase ninguém conta é que o automóvel, logo no nascimento trouxe uma quantidade enorme de acidentes para pessoas que ainda andavam a cavalo em estradas de terra.A sociedade leva um tempo mas se regula. O sinal de trânsito e o cinto de segurança demoraram décadas para virarem regra.No caso da AI, acho que vamos ser mais rápidos.A que custo?Também é outra pergunta que ninguém sabe dizer.
Mas eu queria mesmo é falar com você, nos seus 40, 50, 60 anos que está neste mundinho “jovem” da publicidade. Se por algum momento você se sente velho, saiba que seu colega nativo digital e TikToker acaba de ganhar uns fios de cabelos brancos.
Estamos todos no mesmo barco. Se este barco vai afundar ou ancorar na Riviera francesa só depende da gente. E a notícia (boa ou ruim) é que somos todos marinheiros de primeira viagem.Tiozinhos que precisam aprender a usar a tecnologia que os nossos sobrinhos ainda não aprenderam. Bem-vindo a bordo.
Updater: Aaron Sutton
Reply