- Update or Die!
- Posts
- As ilusões que a humanidade cria para lidar melhor com o fato de sermos mortais
As ilusões que a humanidade cria para lidar melhor com o fato de sermos mortais
Em 1973, Ernest Becker escreveu um livro chamado “A negação da morte” e no ano seguinte ganhou um Pulitzer Prize por isso.
No vídeo abaixo, o filmmaker Jason Silva resume as 3 ilusões (apontadas por Becker) que a humanidade criou para tentar “resolver o problema” de sermos simples mortais.
A primeira ele chama de Solução Religiosa. A religião, em si. Nela, nós vivemos para sempre e somos de alguma forma libertados da nossa mortalidade. Todas as pessoas que amamos ficarão conosco no paraíso. Mas quando o conhecimento da humanidade ficou mais avançado e as descobertas tecnológicas e científicas foram inevitáveis, essa solução religiosa passou a não funcionar mais para muita gente.
A segunda Becker chama de Solução Romântica, onde nós deificamos nossos amados. Nós fazemos deles nossos salvadores. “Ela é como o vento”, “ela é como o sol”, “ela é minha salvação”. Mas inevitavelmente quando nossos amados acabam revelando suas fraquezas humanas, nós somos lembrados de nossa própria fragilidade, nossa própria mortalidade, e é por isso que relacionamentos fracassam no fim das contas.
E a terceira solução para a morte, de acordo com Becker, é a Solução Criativa. Tem a ver com criar trabalhos transcendentes, criar arte transcendental – algo que vá viver mais tempo do que você. A estátua. O legado. E essa é possivelmente a solução mais nobre, apesar de não resolver de verdade o problema da morte e nós continuarmos virando comida para minhocas depois de morrermos.
A quarta solução, quando todas as outras fracassam, é a humanidade superar a morte não metaforicamente, mas de verdade – através da tecnologia e da criatividade.
“É uma epifania”, diz ele.
Updater: Fabricio Teixeira
Reply