- Update or Die!
- Posts
- As Lentes de “O Regresso”
As Lentes de “O Regresso”


Já foi falado em diversos blogs, matérias e entrevistas que o filme é incrível, que o Leonardo DiCaprio merece o Oscar e que o Iñáritu é um dos diretores mais cobiçados pelos grandes estúdios atualmente. Aqui mesmo no Update foi publicado um ótimo post da Paula Romano falando sobre o poder do filme, mas tem uma coisa que me chamou ainda mais a atenção, as lentes usadas no filme.

Emmanuel “Chivo” Lubezki, diretor de fotografia, usou em todo filme somente lentes angulares, de 12mm a 21mm. Além das lentes, também se cogitou no começo da produção usar negativo, mas depois de alguns testes realizados com a luz natural das próprias locações, perceberam que a textura do filme poderia comprometer a fotografia e a filmagem nesses locais. Decidiram então rodar tudo em digital (câmera ARRI Alexa 65mm) para não ter nenhum tipo de ruído e grão entre o personagem e a câmera.
INTENÇÃO
Segundo Emmanuel, a ideia de usar essas lentes e partir para o processo digital era causar uma maior imersão para o espectador, deixando tudo mais presente sem nenhuma textura na imagem. Podemos até perceber a distorção da lente em muitas sequencias, principalmente nos closes dos atores, onde a câmera está tão próxima que a própria respiração do personagem é perceptível na lente, ou nas cenas dentro do bosque, onde a distorção é notada nas árvores trazendo uma mistura de fantasia e realidade.

A presença da câmera muito próxima aos atores permitia ao fotografo uma descoberta maior na atuação de cada personagem e consequentemente a ensaios de posicionamentos e coreografias mais intensos e cansativos, chegando a levar até algumas semanas por cena, como na primeira cena de ataque do filme. Emmanuel, mais uma vez consegue surpreender e tem tudo pra levar o terceiro Oscar seguido como diretor de fotografia pra casa.
CENA
Abaixo, uma das cenas em que a câmera segue o personagem. Narrada por Iñáritu.
MAKING OF
(abordando a fotografia do filme)



Updater: Rodrigo Rebouças
Reply