Billy Joel – Allentown / 1983

Meu post musical de hoje vai para o “Piano Man”, Billy Joel.

Ele faz parte daquela categoria de artistas “à margem” do mainstream (com exceção de alguns momentos pop), mas muitíssimo respeitado por quem gosta da boa música de verdade, tanto é que  já implacou 33 músicas no top 40 americano, já ganhou 6 Grammy, vendeu 150 milhões de discos e entrou para o Rock and Roll Hall of fame entre outras façanhas.

Billy Joel tem uma facilidade e uma elegância incrível para criar melodias, é uma espécie de Paul McCartney americano, aliás os estilos são bem parecidos. E os dois, amigos.

A música que separei não é das principais do repertório do Billy Joel, mas é uma das minhas preferidas.

É Allentown.

No começo da década de 80, em turnê pela Pennsylvania, Billy Joel se engajou na causa operária dos blue colars (trabalhadores bracais, como metalúrgicos) e compôs a lindíssima Allentown, que é o nome de uma cidade tipo das cidades aqui do ABC paulista).

Visitou fábricas e captou o som das esteiras e das máquinas, som esse que serviu de base para a música (dá para ouvir bem no começo e no final e também quando ele faz o “shh-whoo-haaa” na versão estúdio). Esse é o som que os operários ouvem o dia inteiro na fábrica e acabou virando uma espécie de hino da classe operearia e também de toda classe média americana.

Com você, a música dos metalúrgicos, do poeta Billy Joel. Bonita demais. Aumenta aí vai.

http://www.youtube.com/watch?v=eYkjzEc6IJc

Versão estúdio pra você baixar:

Tá bom vai, mais uma. Afinal, como falar de Billy Joel sem tocar essa:

http://www.youtube.com/watch?v=b-bRxqz4mxg

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.