Vem aí o “Dislike” no Facebook?

Há muito tempo que o mercado de comunicação discute a questão de um possível botão “não curtir” no Facebook. Muitos especialistas, estudiosos e aventureiros já criaram teorias dos porquês isso nunca seria lançado. Não pretendo entrar nessas conspirações pois confesso que tenho um pouco de preguiça delas.

Hoje, o conhecido portal americano Mashable escreveu um artigo sobre a proximidade que Mark Zuckerberg está de lançar o botão “dislike” em sua rede social. Em uma tradução livre, Mark declarou ao canal CNBC que durante anos, muitas pessoas o questionaram sobre o botão ‘dislike´ e que hoje é um dia importante pois de fato eles estão trabalhando no ícone e bem próximos da realização dos testes.

A ideia precisa ser tratada com muito cuidado e o seu intuito não é causar problemas entre os usuários. Para Zuckerberg, existem postagens e situações que o botão “curtir” não é o mais apropriado. Pense em uma notícia sobre um terremoto ou a morte de algum parente de um amigo. Mas será que apertaremos esse botão somente nessas ocasiões?

Particularmente, não sei se o botão “não curtir” é uma estratégia inteligente no cenário brasileiro do ponto de vista social. Há um crescimento muito grande de “haters” nas redes sociais e esse ícone poderá ser uma arma extra aos discursos de ódio que presenciamos em vários âmbitos ao navegar por notícias e pensamentos.

Do ponto de vista da inovação, crescimento de engajamento nas publicações e comentários, consideraria uma mudança boa, principalmente porque no fundo o intuito da empresa é manter os usuários dentro da rede visualizando seus anunciantes e assim aumentando o faturamento, mesmo que com isso eles “percam” alguns amigos.

Será que se o botão vingar, teremos ainda mais medo de nossas postagens, será que teremos um crescimento maior de inimizades virtuais ou será que simplesmente gozaremos ao assistir os pseudo-intelectuais se batendo (ainda mais) nas conversas sobre gênero e política?

Aguardemos…

Updater: Tiago Souza

Reply

or to participate.