- Update or Die!
- Posts
- Brandalism – sequestro de outdoors
Brandalism – sequestro de outdoors
Brandalism é um manifesto que pretende “retomar” as ruas sequestrando e/ou tomando os pontos publicitários. As ações começaram em com outdoors, na Inglaterra, às vésperas dos jogos olímpicos. Vários artistas participaram da ação colando lambe-lambes, com artes questionadoras, por cima dos anúncios de marcas e produtos. As colagens foram feitas com disfarces (usavam coletes e uniformes das agências detentoras dos espaços).
“Following on from the guerilla art traditions of the 20th Century and taking inspiration from the Dadaists, Situationists and Street Art movements, the Brandalism project will see the largest reclamation of outdoor advertising space in UK history as artists challenge the authority and legitimacy of the advertising industry.”
“We are tired of being shouted at by adverts on every street corner so we decided to get together with some friends from around the world and start to take them back, one billboard at a time.”
Entendo a luta contra o capitalismo e também contra meios que incentivam o consumismo desenfreado, mas, como eles mesmos admitem, estão usando bem as táticas e ferramentas de marketing, essa ciência malvada que trata de esforços de vendas.
Anarquia bem organizada, né? Por que não derrubam os outdoors? E somem com eles? Vai demorar mais para colocar outro no lugar do que colar a propaganda de novo. Eu pergunto e respondo: com a intervenção, e os atos, a ideia se propaga e atingir o objetivo questionador tende a ficar mais próximo.
Gostei (ah… eu gosto de quase tudo que tem o Charlie Brown).
O site é bem interessante, os vídeos principalmente. Vale o passeio e, vamos esperar cenas dos próximos “ataques”.
“Love to disobey and disobey to love.”
Updater: Gustavo Giglio
Reply