- Update or Die!
- Posts
- Canne de Combat, a arte da bengalada
Canne de Combat, a arte da bengalada
No começo do século 19, andar por algumas ruas de Paris podia ser uma experiência perigosa para a burguesia, que se defendia como podia das classes “menos privilegiadas”.
O jeito foi apelar para as requintadas e elegantes bengalas, que passarm a servir como defesa. Chegou junto, tomou. Ká-pau.
E assim surgiu o Canne de Combat, uma arte marcial francesa com nome chique, mas que no fundo é a velha e boa bengalada mesmo. Ou seja, o que era um instrumento para auxiliar aqueles que tinham dificuldade de locomoção acabou virando um acessório de moda e, em seguida, uma arma de bater na cabeça de fazendeiros e malandros de rua.
A arte da bengalada foi evoluindo e incorporou elementos da esgrima e de artes marciais orientais como o kung-fu, o que é estranho, pois podemos concluir que em algum momento rolou um bengala vs. bengala, com dois burgueses se enfrentando.
Realmente deve dar uma sensação de poder andar por aí com uma vareta na mão.
Outras modalidades como a sapatada, o pé-na-bunda e o sopapo na orelha ainda podem ser vistas pelas ruas do mundo todo, mas não alcaçaram o glamour do “Canne de Combat”.
Updater: Wagner Brenner
Reply