- Update or Die!
- Posts
- CentUp e os micro-pagamentos por conteúdo na web
CentUp e os micro-pagamentos por conteúdo na web
Sabe quando você lê um artigo tão interessante em algum lugar ou vê um videoclipe tão bacana que você sente que gostaria de contribuir com uma pequena quantia para a pessoa que criou aquele conteúdo?
É claro que isso passa pela sua cabeça muito rapidamente. Em cinco segundos você já fechou aquela aba do seu navegador e já está vendo outro artigo/videoclipe muito mais interessante.
Bom, a ideia da CentUp é justamente facilitar essas micro-doações dos consumidores para os geradores de conteúdo.
Antes que eles fechem a aba e mudem de ideia.
Pesquisando com pessoas que navegam bastante tempo na web, os caras descobriram que o principal problema não é que as pessoas não querem pagar por conteúdo. O maior problema é que eles esquecem, que é muito complicado, e que os valores envolvidos nesses pagamentos são muito grandes. Bom, por isso mesmo eles criaram a empresa.
Você paga sem burocracia, sem ter que inserir os dados do cartão de crédito, sem ter que preencher formulário nem nada.
Gostou do post, doa 10 centavos, segue a vida.
Até aí, o Paypal já andou flertando com a ideia de micro-pagamentos, o Vimeo já possui uma “caixinha de doações” em seu site e o Google já está de olho nesse mercado.
A diferença da CentUp, segundo os caras, é que parte da doação é direcionada para instituições de caridade.
“2013 é realmente o ano em que as pessoas vão começar a pagar mais por conteúdo. Elas estão percebendo que não querem pagar com sua atenção ou tendo que assistir publicidade, e eles também não querem ter que passar por longos processos de pagamento. É o momento certo para deixar as pessoas pagarem por o que elas querem pagar.”
Será que o modelo funciona? No fim do dia, será que a receita compensa para os criadores de conteúdo?
Updater: Fabricio Teixeira
Reply