- Update or Die!
- Posts
- Coisês: por que as portas dos carros abrem para frente?
Coisês: por que as portas dos carros abrem para frente?
Se você fosse um Indiana Jones e estivesse abrindo seu caminho pela mata, usaria seu braço direito para afastar a vegetação para a direita e o esquerdo para afastar para a esquerda.
É assim que tiramos obstáculos da frente: afastando para o lado enquanto passamos. É assim com portas, janelas e cortinas. E até explica porque os destros repartem o cabelo para a direita e os canhotos para a esquerda.
Mas essa lógica não funciona quando pensamos em portas de carros. Nos automóveis as portas abrem contra a ordem natural.
Se abrissem para trás (como nas fotos deste post), seria muito mais fácil movimentá-las e também facilitaria muito a saída ou entrada do carro, principalmente para idosos ou mulheres com vestidos (para alegria dos paparazzi). Sairíamos caminhando pela frente do carro e não virando em direção a traseira.
Mas então por que as portas dos carros são assim, “erradas”?
Bom, nem sempre foi assim.
Na década de 30, muitas portas abriam para trás. Era assim nas carruagens e os carros seguiam o modelo.
Mas quando os carros ficaram mais velozes, as pessoas achavam que as portas seriam arrancadas pelo vento. E foi nessa época que o modelo para trás foram apelidadas de “suicide doors” (portas suicídas). Não existia ainda o cinto de segurança e o pessoal morria de medo da porta sair voando – e eles também.Adormecer encostado na porta era praticamente pegar carona com a morte.
A solução foi inverter as portas, contra a lógica do design natural, mas em favor da segurança. Desse modo, o vento passou, inclusive, de fator de risco a grande aliado da segurança, já que agora empurrava as portas e as mantinham sempre fechadas.Como é quase impossível abrir a porta de um carro em alta velocidade, o vento protegia até os mais distraídos.
Outra vantagem é que, caso o passageiro distraidamente abrisse a porta subitamente na cara de outro carro passando, a porta seria arrancada sem esmagar o passageiro.
E assim nos acostumamos com carros como são hoje.
Mas será que não tem mesmo um jeito de ter portas como as antigas, sem correr riscos?
Claro que tem.Temos travas poderosas, as portas NÃO vão abrir com o vento. Mas agora precisaríamos nos acostumar com a ideia, já que durante anos usamos do jeito errado.
Isso sim é receber os passageiros de braços abertos
Na nossa cabeça, as portas erradas são as certas e vice-versa.Portas são parte importante da personalidade de um carro e precisamos de um tempo para nos acostumar com outras possibilidades (como as portas deslizantes, caras, mais a melhor solução de todas).As portas dos carros de hoje em dia são o QWERTY da indústria automobilística.
Updater: Wagner Brenner
Reply