- Update or Die!
- Posts
- Como dar um “cala boca, meu!” nessa voz aí dentro da sua cabeça
Como dar um “cala boca, meu!” nessa voz aí dentro da sua cabeça

Sabe essa voz que tem aí dentro da sua cabeça?
Aquela que fica conversando com você o dia inteiro, desde que você nasceu, e que vai ser a última a falar com você, antes de você morrer?
Aquela que comenta o parágrafo que você acabou de ler?
A que fica te enchendo o saco quando você chuta pra fora do gol, ou quando… bom… basicamente em qualquer situação do seu dia, né?
É como se você tivesse um comentarista dentro da cabeça, o seu próprio EU na versão Casa Grande. Ah, claro, a turminha lá do filme “Divertida Mente”!
Bom, já entendeu né? Mas o post não é exatamente sobre a voz (o assunto é filosófico e extenso). É sobre como fazê-la parar de matracar.
Como faz pra CALAR A A BOCA dessa voz PENTELHA (tá, que na maioria das vezes é legal, mas que também pode ser a mais chata e paranóica do universo – e péssima conselheira)?
Enfim, tudo isso pra dizer que ontem à noite dei de cara com esse video, que mostra a escritora Gangaji, de 73 anos (muitos deles dedicados a entender essa voz), que ao invés de elocubrar sobre o assunto durante um Q&A de palestra, deu uma resposta PRÁTICA para alguém da platéia que perguntou:
“Voz externa eu sei como calar, é só parar de falar/ouvir e pronto. Mas e essa voz interna aí?”
https://vimeo.com/4051602
BONUS TRACK: se o assunto te interessou, você precisa conhecer a história do Tim Gallwey (que escrevi neste post), um professor de tênis que na década de 70 desenvolveu um método próprio de ensinar tênis, muito baseado em calar a boca da vozinha pentelhóide.
Updater: Wagner Brenner
Reply