- Update or Die!
- Posts
- Como ser um explorador do mundo.
Como ser um explorador do mundo.

Se você quer saber como, então aqui vamos nós!
Como Ser um Explorador do Mundo: Museu Portátil da Vida – é na verdade um compêndio muito bacana de 59 ideias, atividades, experiências e formas criativas de explorar e ver o mundo.
Geralmente estamos tão envolvidos com o trabalho e com a rotina maluca do dia-a-dia, que mal observamos as coisas que nos cercam. Nós somos expostos, diariamente, a uma massa de informações que de alguma maneira não faz sentido, é como se olhássemos para tudo, mas não estivéssemos fazendo nada com todas essas informações. É como se estivéssemos em “off” na vida real.Em vista disso, a autora, Keri Smith, tenta oferecer alternativas, através do livro, para mudar a maneira como enxergamos e nos relacionamos com o ambiente em que vivemos.
A história toda sobre a origem desse livro começou lá em 2007 depois de Cristo, com uma simples lista (abaixo) que Smith rabiscou durante uma noite de insônia.
Essa pequena lista contendo 13 passos para se tornar um explorador do mundo acabou resultando num belíssimo livro que incentiva o pequeno ou grande leitor a fazer um montão de “estudos de campo” como encontrar padrões, texturas, histórias e a observar detalhes que tendemos a ignorar por conta da familiaridade, aliás, em boa parte dessas 59 atividades você é convidado a coletar objetos e fazer o seu próprio museu de coisas e ideias, o intuito é reunir os achados mais interessantes, analisá-los e encontrar novos significados. Funciona como um caminho para melhorar a nossa capacidade criativa.
A premissa do livro é bastante simples: seja um curioso.
Eu, definitivamente, recomendo essa leitura para qualquer pessoa, principalmente para crianças, já que o livro une desafio e aprendizado de forma bem lúdica.Infelizmente eu não encontrei uma versão do livro em português, mas vocês podem encontrá-lo na versão original aqui.
Algumas imagens do livro depois do jump.
Updater: Diego Oliveira
Reply