- Update or Die!
- Posts
- CPBR13: Don Tapscott provoca uma revolução global pela internet
CPBR13: Don Tapscott provoca uma revolução global pela internet
A agenda da Campus Party deste ano trouxe muitos palestrantes influentes, mas um deles me chamou muito a atenção e decidi fazer um post a respeito.
Falo de Don Tapscott, uma grande referência para mim e para muita gente. É uma das maiores autoridades mundiais em inovação e impactos socioeconômicos da tecnologia no século XXI. Autor dos aclamados livros Wikinomics, do recém-lançado Radical Opennes e figura presente nos principais encontros de política mundial. No vídeo abaixo, sua palestra no TED chamada Quatro princípios do mundo aberto.
Com sua tradicional simpatia, Don discursou a respeito das revoluções que vivemos hoje. Mas não necessariamente das teóricas e sim dos fatos ao redor do mundo e como as pessoas estão fazendo a diferença, de verdade, com as novas tecnologias e senso de organização.
Citou inúmeras vezes que as instituições tradicionais e governos não conseguem mais resolver os atuais problemas sociais e econômicos do planeta. Apresentou vários cases de redes de soluções globais que reúnem pessoas através da internet para, de forma totalmente independente, modificar as realidades em diferentes lugares pelo mundo. Um deles é o movimento da rede Invisible Children chamado KONY, nome do tirano africano que sequestra as crianças para montar seu exército armado e seu harém. A rede decidiu que a melhor estratégia era torná-lo alguém conhecido no mundo e então gerar um movimento global de resgate dessas crianças. A ação está dando certo e o ditador está foragido.
Um ponto de destaque da palestra foi a questão da segunda era da democracia, onde a população elege seus representantes políticos e querem fazer parte deste trabalho, atuar junto. O processo de gestão colaborativa tende a se tornar uma solução para esta demanda iminente.
Ao final, olhou para as câmeras e dirigiu a palavra para os governantes locais: “Este não é apenas um encontro de adolescentes geeks, isto é o início da revolução que vai mudar a forma que vivemos em sociedade. E vocês governantes ainda estão em tempo de entender isso e mudar suas posturas, suas histórias”.
Tapscott acredita numa mudança radical nos próximos anos, iniciando o empreendedorismo de negócios, tecnológico e social em todo o mundo. Um momento de muito perigo, mas de muita oportunidade e responsabilidade para as novas gerações.
Ele então é aplaudido de pé ao fechar sua fala com o seguinte pedido aos espectadores: “Se conseguirmos criar lideranças em inteligência coletiva poderemos mudar as instituições e processos tradicionais que nos controlam hoje. Continuem nesta revolução, nós vamos conseguir fazer isso”.
Updater: Guest Post
Reply