CPBR13 – Empreendedorismo

Percebo um amadurecimento bom aqui na Campus Party. São vários projetos com direcionamentos melhores, principalmente para quem quer fazer negócios. Claro que todas as brincadeiras tão características deste público estão presentes, mas pela primeira vez, em seis anos, vejo bons resultados no encontro de ideias e ações tão complementares. Tem sido um prazer aprender e participar trazendo um pouco da experiência do Update or Die.

O evento foi construído, e pensado, para estimular o empreendedorismo. O encontro entre as mentes criativas que povoam stands, mesas e barracas é inevitável. Existe até um espaço especial para isso, o Cross Space: Idealizado para reuniões de diferentes públicos e iniciativas. É um canto bom para a materialização do networking (falam tanto nisso, né?). Por aqui rolam algumas dinâmicas, daquelas interessantes, promovendo a troca de experiências entre empreendedores (colocando-nos cara a cara com investidores e aceleradoras).

Com os recentes sucessos do Facebook, Twitter e Instagram, alguns acham que uma boa ideia de aplicativo ou serviço é o suficiente para montar uma empresa e vendê-la por milhões depois de um tempinho. O buraco é mais embaixo. E algumas destas premissas têm sido bastante falado por aqui.

Passando um tempinho com o pessoal da Wayra (aceleradora de negócios digitais da Telefonica) conheci dois projetos interessantes, que já têm um longo ciclo de vida, não são tão novos, e que, com o esforço correto dos empreendedores, começam a despontar e vislumbrar bons crescimentos:

O Qranio.com, uma proposta que pretende tornar o aprendizado algo divertido para todas e quaisquer situações do dia-a-dia. O projeto foi selecionado, pela Wayra, na última Campus Party. É um bom exemplo do que gostamos muito por aqui: aprendizado informal e interesses motivados por paixões.

E o Spotwish, que é um aplicativo que tem o objetivo de ativar a vida real das pessoas. Foi produzido para você conhecer pessoas de verdade e para fazer atividades, de verdade, próximo de onde você estiver. O aplicativo mostra através da geolocalização quem está mais próximo de você, tanto amigos, quanto desconhecidos. O app oferece duas dinâmicas básicas para uní-las: as “Atividades” e as “Piscadinhas”. Isso mesmo! Piscadinhas. Você está certo. É um excelente aplicativo para o flerte (e tem sido usado de forma interessante, como pude conferir).

Foi, recentemente,  apontado como tendência no segmento soci-ALL  no Trend Report 2013 pela TrendWatching. No ano passado, foi finalista mundial da Trunk Conference e foi eleito People’s Choice do Dev Cup Evernote entre 178 aplicativos de todo o mundo.

Vamos caçar mais novidades.

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.