- Update or Die!
- Posts
- dioramas, as maquetes com atitude
dioramas, as maquetes com atitude

Modelo Diorama em escala1/350 do sub Yury Dolgorukiy no momento exato do lançamento de um míssil
O nome meio cafonitcha não faz justiça ao que, de fato, um diorama é.
Tem uma cidade em Goiás chamada Diorama, mas os dioramenses (?) vão ter que esperar outro post porque este não é sobre ela.
Dioramas são como aquelas maquetes de stand de vendas de lançamento de prédios, só que ao invés do prédio, são cenas. Pequenas ou até mesmo grandes réplicas que, assim como as fotografias, congelam um momento na história e, em 3 dimensões.

Quem usava muito os dioramas eram os teatrinhos ambulantes, de rua, no começo do século passado. O teatro oficial também, mas acabaram preferindo os painéis por causa da mobilidade. Mas quem consagrou os dioramas foram os museus, especialmente os de história natural. Afinal de contas, aquele corner dos humanos pré-históricos feito com manequins fica muito mais rico se eles estiverem ambientados em volta de uma fogueira, comendo sua caça diante de uma caverna. Portanto foi a educação o primeiro e ainda principal motivo para o uso de dioramas.

Mas de algumas décadas para cá, os dioramas foram se democratizando, graças ao pessoal dos modelismos: os ferromodelistas, por exemplo, sabem que um modelo de trem precisa estar ambientado. Ou, um tanque de guerra, um navio de combate. E a história é a ponte comum aos dois universos.



E a última característica desta evolução na história dos dioramas é a representação da cena com muito mais atitude e personalidade. Ao invés de uma caravela comportada em cima de um pedestal, o negócio agora é colocá-la surfando ondas gigantes em alto mar.


Acão esta que, naturalmente nos leva ao mais a categoria mais recente: os dioramas de games, como este do Halo.

Que foram usados, inclusive, no comercial de lançamento em 2007:
Os dioramas que ilustram o post são alguns destaques de maquetes incríveis e altamente criativas na escolha do momento representado.
Enfim, tem muitos exemplos, muita coisa legal. Se você gostou dos dioramas, confira o nosso board “Action Figures & Dioramas”, no Pinterest do UoD.
Updater: Wagner Brenner
Reply