Documentário: O Riso dos Outros

http://www.youtube.com/watch?v=LTxtEZGp58g

Um bom questionamento em um momento em que ofensas gratuitas e apelações ganham tanto espaço. Em que limites são confundidos com opiniões pessoais e o politicamente correto/incorreto com falta de respeito. O documentário “O Riso dos Outros” discute algumas questões relacionadas ao humor nacional através de entrevistas com personalidades do mercado.

É um excelente registro que faz pensarmos de forma mais intensa sobre a linha tênue entre respeito, ética, comédia, humor, ofensa, o que é legal (de bacana, mesmo) e o que é legal judicialmente mesmo e, até que ponto, algumas discussões e reclamações não beiram à hipocrisia e exageros desnecessários mesmo. Eu  penso muito como, e por que,  tantas coisas sem graça ganham tanto espaço… vale muito o play (os depoimentos do quadrinista Laerte e do deputado Jean Wyllis são ótimos).

O documentário foi exibido nesta semana pela TV Câmara e reacendeu o debate sobre esses limites e as questões já tanto discutidas. Mesmo sem precisar se posicionar (ninguém é obrigado) é um exercício interessante se despir dos seus preconceitos e bagagens culturais e tentar enxergar os dois lados da moeda.

Comédia tem que te fazer rir, sendo tosco ou muito inteligente, mas humor baixo e preguiçoso é feio. Alguns temas são delicados. Desmontar estereótipos é sinal bom humor. Inteligente, e engraçado, é ter um pouco de sensibilidade também.

Além do documentário, acima, o repórter Luiz Felipe Tavares, da revista Trip, fez uma excelente entrevista com o diretor Pedro Arantes, que analisou de forma interessante esse novo momento da “comédia” nacional (entre aspas por que algumas coisas são bem difíceis de engolir). Vale a leitura (aqui).

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.