E a publicidade no novo UoD?

Muita gente de agência, e marca, me perguntando qual vai ser a solução para os espaços publicitários neste nosso novo layout. Estamos com uma coluna única, sem sidebar. E agora?

Então peço licença para explicar rapidamente a nossa estratégia (se você não está tão curioso assim, pode pular esse post)

Tem um aspecto na propaganda online do dia-a-dia que tem nos incomodado: a convivência.

Banners convivem com conteúdo e, geralmente, em desvantagem. Viram paisagem.

Infiltrados no editorial, viram um tiro pela culatra. E, por isso, somos abertamente contra os posts pagos, mesmo sabendo que estamos perdendo receita, porque virou prática comum. Mas a nossa imparcialidade é mandatória (e autêntica) e com isso ganhamos o respeito dos leitores e anunciantes.

Então qual a solução?

Se conviver é pouco e se fingir de editorial é ingênuo, como trabalhar a publicidade?

Na nossa maneira de ver, com interrupção recompensadora.

COMO FUNCIONA?

Além do headbanner, espaço premium no topo do site e apenas um espaço exclusivo para mobile, criamos um espaço inédito, com uma exposição e dinâmica como você nunca viu.

É um espaço enorme, de 1136px por 320px, entre alguns posts.

Esse espaço gigante é para o cliente fazer o que quiser dele: um banner com cara de outdoor, uma peça com video embutido para veicular o comercial novo (ou um videocast, ou um making-of), um microsite totalmente interativo, um widget. Algo que faça por merecer esse destaque todo e que recompense essa interrupção.

É o página dupla da internet.

O BREAK BANNER:

A estratégia é a mesma de um break na televisão ou no rádio. Durante o break, sua propaganda não disputa atenção com ninguém, não “convive”. Ela vive, de fato. E é essa experiência que queremos para os nossos leitores, com a vantagem deles poderem optar por rolar a tela e seguir em frente se desejarem.

Ou seja: queremos veicular peças grandes e lindas. Inovadoras, criativas. Queremos ser um laboratório para as agências e marcas usarem esse espaço, que raramente tiveram.

Esse é o nosso BREAK BANNER (no exemplo, um “fantasma” para o “Call of Duty”. No site, um do nosso “One Sit”) um espaço gigante para as marcas inovarem:

1exemplo

Vamos perder números em impressões. mas não queremos vender números. Queremos vender engajamento de verdade. E garantir que o leitor, seu consumidor, vá “entrar” na publicidade e não apenas conviver com ela.

O investimento em mídia display só cresce. É a mídia que tem mais investimento no mundo todo. Os anunciantes tendem a otimizar invenstimento e resultados. Como roll-out, para expor mais as campanhas, é perfeito. Do nosso lado, queremos impacto, posicionamento, branding. E vídeo parece ser um caminho promissor.

MARCA MADRINHA:

1marcamadrinha

E claro, daremos continuidade a “Marca Madrinha”, o patrocinador oficial do Update or Die.

Comprovadamente, pela avaliação do último ano com Nextel, um dos melhores modelos comerciais, tanto para nós, como para quem anuncia (e eventual modelo para o mercado). Fomos muito além do banner e criamos oportunidades inéditas como projetos especiais, palestras, mesão com updaters e muito mais.

A intenção sempre foi achar a “alma gêmea”, uma marca que se entrelace ao Update or Die por um ano inteiro, e que se “aproprie”, no melhor sentido da palavra, de tudo o que fizermos.

Depois que tornamos público nossa intenção, a quantidade e a qualidade de anunciantes que entraram em contato conosco foi surpreendente. Já estamos buscando o parceiro para o último trimestre de 2013 e 2014 todo. Se achar que o espaço é a cara da sua marca, fale com a gente. Queremos adequação.

CONCLUINDO:

Isso tudo é só para reforçar que comercialmente nossa missão também é vasculhar o mundo, é experimentar, como fazemos nos posts todos os dias. Isso é o que gostamos e queremos fazer.

Antes de mais nada, somos um movimento. Não somos um jornal sobre o mercado de propaganda (já tem bastante gente tentando). O Update or Die inspira esse mercado, focando no que consumimos, não só no que produzimos. E, o que gostamos mesmo é quando nossos leitores saem mais inspirados do que entraram. E isso vale para a sua publicidade, que agora vai ter a presença, impacto e espaço para aparecer do jeito certo e encantar.

Para saber mais: [email protected]

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.