• Update or Die!
  • Posts
  • Escape From Tomorrow: Filme B rodado na Disney, sem autorização

Escape From Tomorrow: Filme B rodado na Disney, sem autorização

Como produzir um filme independente com baixo orçamento?

Fácil: economizando na locação e nos figurantes filmando tudo nos parques da Disney!

Escape from Tomorrow foi o fenômeno no Sundance Film Festival, na semana passada.

O filme é uma versão moderna daqueles famosos filmes “B”, também conhecidos como “Gorilla Style Movies”, embora o diretor Randy Moore prefira chamá-lo de “Neo-Noir” (claro, afinal gravou em PB!).

Moore comprou um monte de tickets válidos para uma temporada inteira e com livre acesso a todos os parques e rodou tudo em 25 diárias no mundo maravilhoso do Mickey Mouse, sem qualquer pedido de autorização da Disney ou dos turistas que estavam por lá.

O filme conta a história de Jim, um pai de uma típica família americana que descobre no meio das férias que foi demitido.

Jim começa então a enlouquecer (no “It’s a Small World”), e acaba tendo um surto psicótico que transforma o Magic Kingdom numa espécie de Bizarre Kingdom, um lugar cheio de horrores. Acaba sendo aprisionado no “Spaceship Earth”, aquela bola de golf gigante no Epcot Center.

Pronto, você já está com vontade de assistir.

Mais bizarro ainda é que o esperado quebra-pau entre advogados pode acabar em pizza, por incrível que pareça.

Filmar nos parques não é proibido, milhares de pessoas fazem isso todos os dias. O problema é aparecer logos e/ou personagens em um filme comercial, sem autorização. Porém, há uma outra brecha para esta questão. Por exemplo, se houver um desastre na Times Square, os canais de TV podem gravar tudo sem se preocupar com direitos autorais das inúmeras marcas que apareceriam, por ser de interesse público, um direito da sociedade. E teoricamente, as “paródias” se encaixam nessa classificação de “fair use”.

Mais um daqueles casos que vai servir de briefing para deixar a lei com menos brechas (como sempre).

Enquanto isso, corra e tente assistir “Escape from Tomorrow” antes que seja tarde demais. Abaixo, um review de Chris Bumbray, da JoBlo.

http://www.youtube.com/watch?v=iF-5wqGDQuQ

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.