- Update or Die!
- Posts
- Escritor de rua: você conta, ele transforma em história
Escritor de rua: você conta, ele transforma em história

The Roving Typist é um curta criado e produzido por Mark Cersosimo que documenta o projeto pessoal de Christopher Hermelin, um artista de rua diferente.
Seu show é para uma platéia de 1 espectador por espetáculo.
Ele senta em uma praça e espera alguém chegar com uma “ideia de história”. E sai escrevendo. Com uma máquina de datilografia, para não cair na tentação de ficar editando, o que sair, saiu.

Quase como no filme Central do Brasil, mas ao invés de cartas são histórias inventadas, que ficam com o próprio leitor.
Segundo ele, o primeiro cliente demora para chegar, mas assim que alguém senta ao seu lado e começa com o briefing, junta um monte de gente.

O mais legal disso tudo é o desapego da pluralidade de leitores. É escrever pelo prazer de escrever, pelo prazer de evoluir uma ideia de outra pessoa, sem pensar em “sucesso”, sem pensar em um milhão de “likes”.
O cara pode acordar inspirado e escrever numa quarta-feira qualquer a história mais incrível da sua vida, um roteiro que poderia virar um filme ou uma campanha publicitária digna de um Leão em Cannes, mas que vai acabar indo embora na mão de alguém.
Ego zero, vontade sim de impressionar, mas uma pessoa de cada vez.
Acho demais. Eu, por exemplo (não estou me comparando com o cara, é só para dar um exemplo pessoal), procuro pensar no meu filho quando vou escrever um post. É um truque. Me faz trocar qualquer vontade de “impressionar” pela vontade de “inspirar”, me faz querer trocar o rebuscado pelo claro, me faz buscar temas mais atemporais. Afinal, se você pudesse escolher entre a possibilidade de mudar a vida de uma única pessoa para sempre ou de receber vários likes passageiros de um milhão, qual você escolheria?
E tem mais. O processo é tão divertido, que não depende do resultado final. O “cliente” acaba levando duas histórias para casa: uma no papel e outra na memória desse encontro maluco.
Fato Bônus: CD Hermelin, antes de ficar famoso como escritor de rua, fez sucesso como meme de internet porque era o estereótipo do hipster, por causa da máquina de escrever no colo no meio da praça.
No site tem outros videos dele.

Updater: Wagner Brenner
Reply