- Update or Die!
- Posts
- Facebook: Conectando Sonhos
Facebook: Conectando Sonhos
Em meio a uma das ruelas estreitas da comunidade de Heliópolis, um prédio completamente grafitado se destaca pelo forte colorido. Ali funciona um centro dedicado à crianças e adolescentes, o CCA-Pam, mantido pela associação de moradores da comunidade da zona sul da capital paulista.
Hoje, o espaço que cuida de cerca de 180 crianças chama a atenção não só pelas cores, mas pela grande movimentação de moradores, além da presença de autoridades. Tudo isso para marcar a inauguração do primeiro laboratório de inovação do Facebook, que visa estimular o empreendedorismo da região.
Parte do projeto “Facebook na Comunidade”, o laboratório é utilizado para cursos destinados a comerciantes e empreendedores locais e para qualquer pessoa que tiver dúvidas gerais sobre o uso da plataforma. Entre os módulos há desde criação de Páginas e Anúncios até o envolvimento com os potenciais consumidores.
Os cursos foram desenvolvidos para que os alunos tenha, também, noções de empreendedorismo em geral, gestão e finanças e marketing digital.
Heliópolis marca a estreia de um projeto pioneiro no mundo (quase 90% dos 210.000 moradores de Heliópolis usam o Facebook).
Embora a comunidade seja muito ativa — com mais de 5.000 comerciantes locais —, 86% deles ainda não têm uma página e ainda não descobriram como podem aumentar seus negócios por meio da plataforma.
O vídeo é bom. O case também.
“O que é vendido como favela fora do brasil é reconhecido como comunidade por quem mora por lá. E faz muito sentido. Antes de rodar esse filme eu estava super apreensivo, o que pode ser aparentemente normal pra galera do lado de cá da ponte. A mídia nos massacra todos os dias dizendo o quanto essas comunidades podem ser perigosas, recheada de bandidos e maldade. Isso torna-se uma espécie de verdade absoluta. Sabe? NÃO É! Já havia filmado um clipe no Vidigal e posso afirmar que a vibe daquele morro é sensacional. Alguns dirão que: – Mas também né? É pacificado -. Quando recebi a tarefa de filmar em Heliopolis pensei: – Po! Essa comunidade não é pacificada como o Vidigal- , e meu lado alienado começou a tomar conta das minhas ideias. Bem, preciso dizer que Heliopolis é um lugar pulsante, com muita gente humilde e lutadora, gente do bem e tenho muito orgulho de fazer parte deste projeto.” Rafael Kent, diretor do filme.
Ficha Técnica:
FacebookProdutora: Okent FilmsDireção: Rafael KentProdução: Tânia AssumpçãoAss. Direção: Santiago PaestorAss. Câmera: Claudio AlvimElétrica: Cícero BarbosaMovimento: Felipe Bolha e Rafael SilvaSom Direto: Nicolas PresciuttiEdição: Rafael Kent e Santiago PaestorTrilha: Augusto Guimarães e Santiago PaestorSound Design, Mix e Master: Tiago MagoCor e Finalização: Rafael KentLegenda: Aline Leite e Priscilla SimonelliRoteiro de Felipe Pauluk
Updater: Gustavo Giglio
Reply