- Update or Die!
- Posts
- Figurinhas patrocinadas no álbum da Copa?
Figurinhas patrocinadas no álbum da Copa?

A ideia não é ruim, a ação tem contexto, mas como número normal/oficial das figurinhas do álbum? Como uma das cinco que vêm nos pacotinhos (que você paga)? E sem trazer nada de novo, ou bom, ao conteúdo do álbum?
Não. Isso é ruim.
Não sou colecionador, mas passei boa parte do meu domingo abrindo pacotinhos. Entre as 649 figurinhas umas dez são patrocinadas e elas aparecem com uma certa frequência no meio dos jogadores, símbolos dos times e estádios.
É claro que os colecionadores não iam gostar (não é muito difícil chegar a essa conclusão).
Você não devia pagar por elas. Essas, patrocinadas, deviam vir como extras nos pacotinhos ou ainda premiar quem foi agraciado pelo presente: comprou um pacotinho com uma figurinha patrocinada? Tem o direito a mais um pacotinho ou podiam der dado a possibilidade de escolha, a cada dez você ganha um “pacotinho patrocinado” (decisão sua completar o álbum dessa forma ou não) enfim, alguma recompensa pela interrupção.
No meio do álbum você se depara com: uma página dupla, com quatro figurinhas, da Liberty Seguros, quatro desenhos do Fuleco (urgh!), com mensagenzinhas bobinhas, para a Johnson & Johnson, o logo do Wise Up (simplesmente, o logo) e algumas páginas duplas de anúncios mesmo.
Ok, as marcas que patrocinam a Copa têm a opção de apoiar institucionalmente qualquer produto licenciado pela FIFA (mas isso não é um apoio) os anúncios estão espalhados e não como “parte integrante”, não tem uma linha interessante de conteúdo no álbum (que aliás tem um direção de arte horrorosa e as figurinhas uma qualidade de impressão estranha).
Acredito que a oportunidade foi mal aproveitada por que essas marcas podiam/deviam usar o espaço para dividir algum tipo de conteúdo com adequação à plataforma. Por exemplo: Wise Up podia ensinar o nome dos países em inglês, ter figurinhas especiais sobre os uniformes, o Fuleco podia vir com alguns extras sobre a sua criação (esboços do desenho, sugestões anteriores) ou com uma linha do tempo sobre as outras Copas, a SporTV podia mandar de presente uma tabela decente do mundial e a Panini explicar melhor sobre o seu ótimo aplicativo de trocas e alguma das marcas podia ter oferecido a criação de figurinhas (auto-colantes e em pacotinhos) para os colecionadores. Uma página sua em seu álbum.
Pela receptividade negativa a Panini está à disposição para a troca gratuita destas figurinhas, mas editora defende que a inclusão das figurinhas patrocinadas possibilitou um aumento significativo da distribuição gratuita de álbuns.
Ok, acredito, mas por que não contam isso? Ou aproveitam para alguma ação do tipo: comprou um pacotinho patrocinado? Dez vão para uma instituição que você escolher.
Enfim, dá para pensar em algumas coisas melhores, né?
UPDATE: recebi rapidamente uma resposta da Panini.

Updater: Gustavo Giglio
Reply