Filho, um dia tudo isso será seu.

Por Luiz Guilherme Amaral

(A foto se chama Landscape France by Louis Photos)

Filho, um dia tudo isso será seu. Mas antes você tem que entender algumas coisas nesta vida.

Todo cliente é um cretino por achar que sabe mais que você, é verdade. O problema é que ele sabe mesmo: sabe mais sobre a própria empresa, mais sobre o próprio produto e mais sobre quem compra e quem dá calote. Você pode ter muitas estátuas de bichinhos na sua estante, mas entre ganhar mais dinheiro para o cliente e mais estátuas na sua estante, prefira a primeira opção.

Sua arrogância ainda vai lhe causar muitos constrangimentos, sobretudo quando você bate o pé para que sua ideia prevaleça e o cliente simplesmente não entenda ou não goste do que você fez. Por isso, tente equilibrar o que você quer com o que o cliente quer.

Por favor, respeite as regras gramaticais. Um dia você vai escorregar em um momento importante da sua vida só porque não praticou. E você vai ficar com a cara no chão, acredite em mim. E quanto a corrigir as pessoas, faça sem dó. Conhecimento é para ser compartilhado. Mas não faça com soberba; seja cordial ao corrigir alguém. Provavelmente você vai perder alguns amigos, mas eles nem eram tão amigos, mesmo.

Se você não sabe fazer, pague para quem sabe. Você não fala inglês suficientemente bem para traduzir uma redação publicitária, ou narrar um filme publicitário. Aquele cursinho de idiomas serviu para, no máximo, minimizar a vergonha ao cantar músicas estrangeiras com sua banda. Quem quebra galho não entra no páreo. Ou você é muito bom, ou você não é nada. Assim como comerciante não é empresário e DJ não é músico.

Aquele cara que está há não sei quantos anos em uma agência tem as mesmas aspirações de ascensão profissional que você. Portanto, ao invés de tê-lo como um obstáculo, alie-se. Um dia vocês poderão estar na mesma equipe e quem estará com a faca e o queijo na mão pode ser você. Quanto menos diplomático você for, pior — mas diplomático não é o mesmo que tratante, ok?

Você não é bipolar, é só um mal educado que ainda não se ferrou de verdade na vida. Se a chuva cair para baixo ou para cima, papai e mamãe estarão lá com o Toddy morninho te esperando.

Pare de ser igual a esses idiotas que misturam palavras em inglês numa frase em português. Nosso idioma é lindo e tem palavras para qualquer coisa que você queira dizer. Tenha bom senso, pelo amor de Deus. E leia muito. Mais do que seus olhos podem aguentar.

Se te ofenderem, responda com talento, não com raiva.

Boa sorte!

(Diretor de Letras – www.diretordeletras.com.br)

Updater: Do Leitor

Reply

or to participate.