- Update or Die!
- Posts
- Filmes para o Dia Mundial de Combate a Aids
Filmes para o Dia Mundial de Combate a Aids

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é papel de todos conscientizar-se perante a essa doença que já é comum e faz parte do nosso cotidiano. No Brasil, entre pessoas com idade de 15 a 24 anos, houve um aumento de 36,5% no número de novos casos de Aids nos últimos dez anos.
Desde o início da epidemia nos anos 1980 até hoje, o Brasil registrou quase 800 mil casos de Aids.
Abaixo uma lista com cinco filmes, que foram muito importantes para minha formação como pessoa, e que retratam a AIDS de diferentes pontos de vista e servem para espalhar a consciência em relação a esse problema.
1- Filadélfia (Philadelphia. Jonathan Demme, 1993)

Provavelmente, esse é uma das maiores referências em filmes que tratam do assunto. “Filadélfia”, que rendeu o primeiro Oscar a Tom Hanks, é de tirar o fôlego. Lembro-me de ter chorado muito ao ver um homem, absolutamente talentoso, enfrentando os problemas dessa doença, e sofrendo preconceito no trabalho por tê-la. “Filadélfia” mostra o preconceito enfrentado pelos primeiros portadores do vírus HIV, que deveriam continuar suas vidas normalmente, mas foram impedidas por uma simples questão de ignorância e preconceito.
2- A Cura (The Cure. Peter Honor, 1995)

Se é triste ser contaminado por uma doença como a AIDS, imagina ser infectado na infância, e ainda por causa de um erro médico. “A Cura” conta a história da amizade entre duas crianças: uma marcada pela solidão (Brad Renfro), por ter pais ausentes e a outra (Joseph Mazzello) pela solidão de enfrentar o HIV e sofrer preconceitos. Ambos acreditam que podem encontrar a cura para a doença, e partem em uma viagem cheia de aventuras.
“A Cura” chamou muito minha atenção, sendo meu filme predileto dessa lista, por mostrar o ponto de vista ingênuo de crianças com relação a esse problema que também as envolve. O filme conta com o talento de Brad Renfro (que interpreta Eric), ator-mirim fantástico que na adolescência, infelizmente, morreu depois de uma overdose.
Dica: “A Cura” está disponível na Netflix.
3- Kids (Kids. Larry Clark, 1995)

Sou da geração que viu “Kids” na escola, e como todos que também assistiram, sou um daqueles que ficou bem assustado. A fórmula de Larry Clark é mostrar a juventude nua e crua de maneira explicita; seus problemas com a marginalidade, drogas e consequentemente com a Aids. O filme completou 20 anos recentemente, e deixou um legado por sua maneira pedagógica de impactar e apresentar fatos.
4- Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, Jean-Marc Vallée. 2013)

“Clube de Compras Dallas” chama a atenção por mostrar o drama pessoal do protagonista e também por levantar a questão sobre concessões para o uso de medicamentos que não são previamente prescritos – assunto que vem sendo discutido bastante no Brasil. O filme rendeu Oscar de melhor ator para Matthew McConaughey e de coadjuvante para Jared Leto.
5- Cazuza: O Tempo Não Para (Sandra Wernek e Walter Carvalho, 2004)

Para terminar a lista com um bom filme nacional, “Cazuza: O Tempo Não Para” mostra o destino de um ídolo do rock, que tem sua vida afetada pela AIDS. O filme biográfico mostra a construção de um ícone e o momento de seu rompimento e desconstrução, para encarar com humanidade a sua doença.
—
Listas nunca são justas, e essa é de caráter bem pessoal. Não poderia deixar de fazer fazer menções honrosas a outros muitos filmes como The Ryan White Story, Zero Patience, The Normal Heart, How to Survive a Plague e We Were Here.
Acredito que todos os filmes que levantam a questão da AIDS são dignos de serem considerados e nosso papel é sempre espalhar a consciência através deles.
Updater: Fernando Coelhion
Reply