Fonte da Juventude

A OBESIDADE INFANTIL é uma epidemia no Brasil. E, não podemos deixar isso acontecer. Assista ao pedido de Vik Muniz, que criou um alfabeto de frutas, legumes e verduras para colocar esse assunto no prato de todos os brasileiros. Participe! #fontedajuventude#novosurbanos#crenAcesse: www.fontedajuventude.info

Posted by Novos Urbanos Lab Inovação Social on Thursday, November 26, 2015

A 2020 juntou um núcleo criativo para, junto com o Novos Urbanos, lançar uma campanha para estimular o consumo de frutas, legumes e verduras. Pensar em uma plataforma de inovação social em comportamento de consumo.

O Novos Urbanos busca articular diálogos de ação entre a sociedade organizada, as empresas e o governo, influenciar agendas e políticas públicas, fortalecer a nova economia por meio de tecnologias sociais e estimular a inovação de produtos e serviços que promovam e estimulem este novo comportamento de consumo.

Mal saiu do mapa da fome no mundo, o Brasil entrou no mapa da obesidade e já apresenta queda na expectativa de vida das pessoas, pela primeira vez na história moderna. É a necessidade de um update or die literal.

Diante desse cenário, o desenvolvimento desta campanha.

Uma campanha nacional para estimular o consumo de frutas, legumes e verduras e influenciar a agenda e as políticas públicas em relação à nutrição e a alimentação.

Denise Chaer, idealizadora e diretora geral do Novos Urbanos, destaca que um dos maiores desafios da alimentação no Brasil são os desertos alimentares, extensas áreas nos centros urbanos onde populações mais vulneráveis não encontram alimentos in natura para comprar. Além da baixa disponibilidade, somam-se questões relacionadas a preço e qualidade. “A Organização Mundial de Saúde aponta que 90% das crianças brasileiras não comem a quantidade de frutas, verduras e legumes recomendada. Estamos buscando incentivar o aumento do volume desses itens no prato da população, em especial das crianças, que necessitam destes alimentos para seu crescimento e desenvolvimento adequados”, ressalta Denise.

Pesquisas apontam que a obesidade encurta a expectativa de vida em oito anos. Atualmente 33% das crianças brasileiras estão acima do peso ou obesas, ou seja, 1 em cada 3 crianças, segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a alimentação responde por 80% das causas básicas das doenças neste século. “Estamos ficando doentes pela boca”, alerta Denise Chaer.

Em resposta a este quadro, surgiu a “Fonte da Juventude”, resultado do diálogo consistente entre mais de 35 especialistas, empresas, governo e instituições.

A campanha prevê diversas iniciativas para engajar a população, dentre elas um filme cocriado pelo núcleo de comunicação 2020 e produzido pelo diretor, roteirista e produtor de cinema e TV, Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes. E conta ainda com a presença do artista plástico e embaixador da Unicef Vik Muniz que interage com crianças da comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e juntos construem letras do alfabeto a partir de alimentos in natura, descobrindo a verdadeira “Fonte da Juventude”.

A campanha foi idealizada pelo núcleo de comunicação 2020, que nasceu no Instituto Alana e é especializada em causas e movimentos sociais. “Queremos estimular o maior número de famílias brasileiras a repensarem a alimentação das crianças com conversas e brincadeiras”, conta Pipo Calazans, sócio-diretor da 2020. “Vamos contar com formadores de opinião, desde pessoas desconhecidas pela mídia, mas com forte poder de mobilização em comunidades, até pessoas com grande repercussão na imprensa”, revela Denise. “A gente resolveu juntar forças e botar esse assunto na mesa”, complementa Vik Muniz.

Você pode baixar a fonte aqui: www.fontedajuventude.info

G_CLEAN

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.