- Update or Die!
- Posts
- Garoto, O Gênio Das Cordas
Garoto, O Gênio Das Cordas

“Bons violonistas havia, mas quando Garoto tocava era algo a mais, como uma viagem no tempo, direto do futuro.”Cem anos após o seu nascimento, um dos percursores da Bossa Nova, ganha um documentário.
Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), foi responsável por uma verdadeira revolução na música brasileira. Compositor moderno, trouxe diversas influências do jazz e música clássica para a música brasileira influenciando todos os grandes compositores da Bossa Nova e Choro.
No entanto, a sua música e figura ainda estão muito restritas ao meio dos músicos e, injustamente, ele não tem nem perto o reconhecimento de gente como Tom Jobim, Pixinguinha, João Gilberto e outros.
“Se tivéssemos mais dez anos dele, ele seria o maior compositor brasileiro de violão do século XX”

No filme, depoimentos históricos de grandes personagens da MPB já falecidos, como Tom Jobim, Baden Powell e Vinicius de Moraes, se misturam a nomes que participaram de sua história ou que foram influenciados por sua obra.
De malas prontas para a Holanda, para um mestrado baseado na obra de Garoto, o músico Henrique Gomide, ao procurar material de referência garantiu ao pesquisador Lucas Nobile e ao cineasta Rafael Veríssimo que havia pouco documento relacionado ao músico. Daí veio a ideia para o filme.
Para os envolvidos, o desafio está em construir a narrativa, uma vez que há apenas duas imagens em movimento do violonista. Uma delas está no filme Serenata Tropical, de 1940, em que acompanha Carmen Miranda na música “Mamãe Eu Quero”.
Vale conhecer melhor o trabalho do músico e o trabalho dos envolvidos no documentário.
Updater: Gustavo Giglio
Reply