Gimball, o drone bate-e-volta

Quem já pilotou qualquer coisa por controle remoto sabe o medo que dá de espatifar o brinquedo logo de cara. Agora com os drones e cameras, o prejuízo e o medo aumentam ainda mais.

Fear no more!

Esse é o Gimball, basicamente um drone que funciona como um daqueles carrinhos bate-e-volta.

Ele fica totalmente protegido dentro de uma gaiola esférica e foi feito especialmente para voar em locais cheios de obstáculos como ambientes internos, florestas cheias de árvores, etc. Segundo seus inventores, sua aplicação prática inicial seriam inspeções industriais e ajuda em resgates em locais de difícil acesso, mas nada impede que o Gimball acabe evoluindo para outras coisas como cinema, esportes, etc.

Outra vantagem do Gimball é que sua estrutura funciona como um estabilizador de imagens, um giroscópio que mantém a câmera sempre estável, um mecanismo tão antigo que foi usado até pelo Egípcios antigos. Uma steady-cam voadora.

Com relação as desvantagens, tem o fato da armação da gaiola ficar sempre na frente da lente da câmera e uma possível encrenca no caso do Gimball esbarrar com pessoas de cabelo comprido.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.