Google Creative Sandbox – a ideia vencedora

Entre as  mais de 4500 ideias, o Acessibility View, foi sagrada a grande vencedora do Creative Sandbox | Brief.

Eduardo Juca Battiston, da AgênciaClick, sugeriu equiparmos, com câmeras, cadeiras de rodas de pessoas com necessidades especiais para que possam, coletivamente, mapear a cidade oferecendo caminhos mais acessíveis. O Acessibility View, que já passou por aqui, terá o apoio do Google.

“Vamos equipar com câmeras um grupo de cadeirantes da AACD. A ideia é mapear a cidade de São Paulo em relação ao tema acessibilidade, numa espécie de Street View gerado por portadores de necessidades especiais.”

O projeto é um grande exemplo de como a união da criatividade com a tecnologia pode mudar a vida pessoas. No caso pode, e vai, mudar drasticamente a vida de um grupo de pessoas.

Além do Acessibility View, outras duas ideias foram destaques na noite de premiação: o projeto “Favela Mapeada” e o excelente “Google For Missing Children”. Vale dar uma lida nelas.

Parabéns, Edu, Google e RG/A. Um prazer (e um baita orgulho) ter o Update or Die envolvido desde o comecinho do projeto.

Após o jump uma breve entrevista que Eduardo cedeu ao pessoal do Creative Sandbox antes de saber que era o vencedor:

1. Breve apresentação – Fale um pouco de você! (formação, interesses, motivações para criar o projeto)

Sou um paulistano de 36 anos, formado em Administração com ênfase em Marketing. Estou há 13 anos no mercado publicitário e atualmente sou Diretor de Criação Executivo da AgênciaClick Isobar. Quando parei para pensar no briefing – de como a criatividade e a tecnologia podem mudar a vida das pessoas – entendi que era mais relevante mudar drasticamente a vida de um grupo de pessoas do que mudar um pouquinho a vida de todos.

2. Como surgiu a ideia de desenvolver um projeto com esse foco social?

A verdade é que sempre fui muito sensível ao problema da acessibilidade, principalmente depois de conhecer a realidade das crianças da AACD. Em 2009 tive o prazer trabalhar num projeto muito bacana: o Unique Types, no qual convidamos designers do mundo inteiro para criar tipografias inspiradas nas crianças atendidas pela associação.

Essa foi uma experiência tão gratificante que – logo que vi o briefing – enxerguei a oportunidade de fazer algo verdadeiramente útil para as pessoas com necessidades especiais.

O objetivo do projeto é ajudar as pessoas com necessidades especiais a se locomoverem com maior facilidade, levando em conta os diversos obstáculos as cidades apresentam.

A ferramenta vai indicar a melhor rota para o trajeto informado. Além disso, através de um aplicativo mobile, qualquer pessoa – portador de necessidades especiais ou não – vai poder colaborar, geolocalizando os pontos críticos de acessibilidade (rampas defeituosas, buracos em calçadas, ausência de rampa, etc.) em tempo real.

Assim, essas pessoas vão poder usufruir melhor de tudo que a cidade oferece: lazer, educação, cultura e, também, uma integração mais fácil ao mercado de trabalho.

Acho que seria pretencioso da minha parte, mas espero que sim. Quando você gosta de um ideia, começa a procurar o que tem de interessante para inspirar suas próprias ideias. Adoraria ver ideias inspiradas no Accessibility View, mas acima de tudo, gostaria de viabilizar o projeto economicamente para tirar a ideia do papel. E estou trabalhando muito para isso: não tem coisa mais triste do que uma boa ideia que fica só na prancheta.

5. Por que você acha que a sua ideia deveria ser a vencedora no concurso Creative Sandbox?

Acredito que a ideia foi selecionada entre as finalistas pelo potencial que ela tem de mudar a vida das pessoas. Talvez não faça grande diferença para quem não é cadeirante, mas seguramente vai ajudar muito as pessoas com necessidades especiais.

Agora, se ela deveria ser a vencedora ou não, eu deixo pros jurados decidirem porque tem muita ideia bacana no páreo.

Queria agradecer ao Google Brasil pela oportunidade. Sem ela não teria pintado essa ideia na minha vida. E ela só reforça pra mim o lado mais bonito dessa nossa profissão: uma ideia pode mudar não só a sua vida, mas também a de muitas outras pessoas.

Agora estou buscando parcerias públicas e privadas para, independente do resultado do Google Sandbox, fazer o Accessibility View acontecer de verdade.

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.