- Update or Die!
- Posts
- Grupo formado por 47 artistas foi criado para tocar durante o Rock in Rio
Grupo formado por 47 artistas foi criado para tocar durante o Rock in Rio

https://www.youtube.com/watch?v=3x2ltTebBtk
47 artistas, um repertório variado de canções, apresentações em sete dias de festival: estes são alguns dos números da Banda Itaú, que se apresentou em todos os dias de Rock in Rio.
Dentro do conceito “Quem busca as diferenças se encontra”, que permeia todas as ativações do banco durante o festival, a orquestra é formada por pessoas de diferentes perfis, histórias, que tocam os mais diversos instrumentos – e conta ainda com nove bailarinos e um DJ. A música é a ponte que conecta todas essas histórias, fazendo com que tantas diferenças possam juntas atingir um resultado incrível.
A ideia da criação da orquestra surgiu após um trabalho conjunto entre o diretor artístico Felipe Santos e o marketing do Itaú para entender como encantar ainda mais o público do Rock in Rio este ano, após uma bem-sucedida edição em 2017 – quando a programação da Arena do Itaú esteve entre os momentos lembrados como os mais memoráveis do festival. Como o show surpresa do Raimundos naquela edição, por exemplo.
Com uma estrutura parecida – novamente um espaço próprio para shows – a busca foi por levar uma experiência diferente para os visitantes.
“Quisemos dar oportunidade para pessoas que já tinham um talento musical relevante, mas nunca haviam tido uma oportunidade como esta, de tocar em um festival tão grandioso. Tentamos incluir o maior número de pessoas possível, e daí surgiu a ideia de montar uma orquestra”, diz Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco.
O primeiro passo para começar a Banda Itaú foidefinir uma base. Sempre com o pensamento de dar oportunidades a novos talentose não se basear em nomes já conhecidos da música, o diretor artístico FelipeSantos buscou uma banda já existente tocada por uma instituição. Assimsurgiram os primeiros integrantes: a Banda Alana, mantida pelo Instituto Alana,que trabalha com jovens de baixa renda oferecendo oficinas musicais eencaminhado essas pessoas para uma profissão na arte. Silvanny Rodriguez,regente da Banda Alana, se juntou então ao projeto como diretora musical.
Aos integrantes da Banda Alana foram somados músicosde diversos lugares, idades e contextos. Os critérios para a seleção forampoucos: ter talento, talentos ainda não reconhecidos pelo grande público eter interesse em abraçar a oportunidade. Desta forma, formou-se o grupo de 47pessoas que forma a Banda Itaú.
Músicos profissionais
Nem todos os selecionados já trabalhavamprofissionalmente com a música – e para tocar no festival, precisaram tirar acarteira da Ordem dos Músicos do Brasil, conselho federal que disciplina efiscaliza o exercício da profissão no país. Como é preciso pagar um valorpara fazer a prova – que muitos dos novos integrantes da banda não tinhamcondições de pagar – o Itaú se comprometeu a bancar o valor de inscrição.
Todos passaram na prova, e agora podem atuar comomúsicos profissionais oficialmente.
Até então em sua maioria desconhecidos entre si, osintegrantes começaram a ensaiar para suas apresentações – que serão, alémde musicais, visuais – ainda em junho.
Com uma regente percursionista, vozespredominantemente femininas (seis mulheres e dois homens entre os cantores) eos mais diversos instrumentos – desde guitarra e teclado até timbal, repique,bumbo, surdos, trombone, trompetes, tuba e saxofone – a orquestra vai tocarmúsicas de todos os estilos contemplados no Rock in Rio, entre artistasnacionais e internacionais.
“Fizemos um estudo sobre o Rock in Rio, vendo tudo o que já tocou desde o primeiro festival, e tentamos fazer uma seleção de músicas que fosse representativa. Temos bandas e artistas que vão tocar este ano, como Muse e Anitta, que já tocaram, como Cazuza, Mutantes, Nação Zumbi e Maroon 5, passando por outras que nunca se apresentaram no festival, mas são referência como Beatles ”, explica o diretor artístico.
FICHATÉCNICA
Titulo: Banda Itaú |Em busca das diferençasAgência: AfricaAnunciante: Banco ItaúProduto: Rock in Rio 2019CCO: Sergio GordilhoDiretora Executivo de Criação: Sophie SchonburgDiretores de Criação: Phil Daijó / Leandro PinheiroCriação: Thiago Andrade / Leonardo Henrique Barbosa / Vinicius TuraniAtendimento: Renato Broggin / Tariana Cruz / Isabel Julianelli / Paula Coelho / Carolina Mader / Natalia Vasconcelos / Felipe Francis / Sofia SeligmanMídia: Francisco Custódio / Beto Lima / Nathália Oliveira / Marcelo Carmim / Mariana TolosaPlanejamento: Rafael Camilo / Felipe Nogueira / Rafael Trevisan / Leonardo JuhaszInsights – Inovação e pesquisa criativa: Eduardo Berardinelli / Asaph Luccas / Marina Salles / João Pacca / Lídia ThaysPulse: Ana Carolina Santos/ Caroline Ferraz/ Bruno Rivas/ Kamilla FelixProdução Agência: Rodrigo Ferrari / Mariana Hermeto / Priscila MoscovichProdutora/Imagem: CEGODiretor: Daniel LevenhagemProdutora Executivo: Maria ReserCoordenadora de Produção: Julia JubileuAtendimento: Maria ReserDiretor de Fotografia: Victor Ponce1º Assistente Câmera: Lucci Antunes2º Assistente Câmera: Marília MoraisSegunda Unidade Fotografia: Danilo ArenasSom Direto: Pier ValenciseMotion: Diego BritoColor Grading: Acauan PastorePós-Produção: CEGOMontador: Bárbara Ramona / Daniel Fiori / Daniel LevenhagemProdutora de Som: Lucha Libre AudioAtendimento: Thais UrenhaSupervisão Musical: Paulinho Corcione / Equipe LuchaAprovação Cliente: Eduardo Tracanella / Juliana Cury / Natalia Barreira / Victor Hugo Vitena Barbosa
Updater: Gustavo Giglio
Reply