• Update or Die!
  • Posts
  • Harvard e MIT juntas, online, de graça e com certificação

Harvard e MIT juntas, online, de graça e com certificação

E o ensino a distância tá acelerando!

Agora, duas das maiores universidades do mundo, Harvard e MIT resolveram se unir para criar uma plataforma digital comum e “liderar o rumo do aprendizado online pelo mundo”, o edX.

Além de disponibilizar as mesmas aulas que você assistiria se estivesse por lá em carne e osso (e totalmente de graça), as duas universidades resolveram ir além e vão começar a certificar os alunos avaliados com sucesso e que concluirem o curso online.

É uma decisão corajosa e que requer um acompanhamento de perto das duas instituições. Apesar do certificado ser apenas um registro de que o aluno concluiu o curso (e não um diploma), é preciso construir uma reputação para a certificação online.

http://www.youtube.com/watch?v=SA6ELdIRkRU

Mas, independentemente da certificação, a iniciativa é um sinalizador importante para o mundo acadêmico.

O fato de colocar um professor dentro de um video não o diminue. Pelo contrário, torna-o onipresente. E qualquer um que tenha usado um Skype alguma vez sabe que é totalmente possível uma troca humanizada, mesmo que por um meio digital. Também não aposenta o professor presencial, que continua sendo fundamental, possivelmente com um ajuste de papéis (bem mais legal, na minha opinião).

Há também outras iniciativas incríveis como a genial Academia Khan e o novo TED ED (“lessons Worth Spreading”), que tem a estratégia de municiar professores com video-aulas.

OU SEJA

Conteúdo está cada vez mais bem encaminhado e só tende a melhorar.

A tendência (ainda lááá para frente) parece ser mesmo a de usar professores presenciais como facilitadores e mentores, já que a matéria deve estar cada vez mais disponível por outros meios (videos, por enquanto) e em outras localidades e horários (depois do home-office, quem sabe vem aí o home-class – calma, não excluí a escola de tijolo, não briga comigo ainda)

Os próximos desafios acabam apontando para o lado dos alunos, na parte comportamental, com questões como auto-disciplina e socialização.

Parabéns aos gigantes MIT e Harvard por unirem forças e darem mais um passo importante nessa jornada, que é longa.E estamos atrasados.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.