- Update or Die!
- Posts
- “Human”. Assista na íntegra o esperado doc sobre a diversidade humana
“Human”. Assista na íntegra o esperado doc sobre a diversidade humana


Uma amostragem que fosse, pelo menos na intenção, representativa da diversidade da raça humana e seus contrastes. E enfileirar todos eles para ouvir alguns segundos sobre as coisas que passam por suas cabeças, como se fosse uma seleção de elenco.

A updater Larissa Berbare já havia comentado sobre essa iniciativa e trazido o trailer neste post. E agora ele está disponível na íntegra.
Essa é a estrutura básica do documentário “Human: The Movie”, do diretor e fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, que montou um filme muito interessante, sempre com a mesma estética do enquadramento em close e fundo preto, mas com uma edição inteligente, baseada em contrastes.

As pessoas aparecem sempre do mesmo jeito, mas falando coisas bem diferentes. Nada de grandes elocubrações ou conclusões. Só uma pessoa atrás da outra, e você mesmo vai desenhando uma históra na sua cabeca. Storytelling em sua forma mais essencial.

Depois de alguns minutos assistindo o filme, lembrei de como gosto de falar com pessoas de universos diferentes do meu: o pescador na praia durante as férias, o mega-empresário-milionário na sala de reunião, o garoto que pega as bolinhas de tênis lá no clube, o gringo que mora em um país muito diferente do meu. E o quanto um papinho de 3 minutos com algum desses me dão uma refrescada mental e me alertam para a facilidade que é cair na armadilha de achar que a MINHA realidade, aquela do meu entorno imediato, é a realidade da vida. E nem tô falando das diferenças óbvias, sociais ou muito elaboradas. Falo simplesmente de cotidianos diferentes, papos diferentes, músicas diferentes, piadas diferentes, gostos diferentes. Coisas simples.
Sei que é uma conclusão óbvia, mas é justamente aí que mora o perigo: é tão óbvio que passa batido. Funcionários da empresa ACME vivem um mundinho ACMIANO, pessoas que passam o dia inteiro em suas redes sociais vivem um mundinho teatralizado, pessoas da escola “X” vivem um mundinho da escola “X”. Não é crítica, é constatação: todo mundo tem seu mundinho. Inho inho inho mesmo. Mas é sempre bom dar uma escapada e bater um bom papo com o caiçara que vem trazendo o camarão na canoa depois de um dia inteiro no mar para ver como é uma vida repleta de diferenças da sua.
Ou com essa senhora, que certamente tem uma rotina diferente da minha.

Assista aí o “Human: The Movie” para temperar a mente.
Updater: Wagner Brenner
Reply