- Update or Die!
- Posts
- Infinity Burial: uma roupa com cogumelos que ajudam seu corpo a se decompor após a morte
Infinity Burial: uma roupa com cogumelos que ajudam seu corpo a se decompor após a morte
O Center for Diseases Control, nos Estados Unidos, descobriu que temos em média 219 toxinas presentes em nosso corpo – e isso inclui pesticidas, conservantes e mercúrio, entre outras substâncias.
Quando morremos, essas toxinas retornam ao meio ambiente de alguma forma. Se você é cremado, por exemplo, essas toxinas são depositadas novamente na atmosfera – incluindo uma quantidade gigante de mercúrio presente em nossas obturações dentárias.
Ao mesmo tempo, somos vítimas e responsáveis pelas toxinas que nosso corpo armazena.
Infinity Burial é o nome do projeto criado por Jae Rhim Lee e apresentado no TED há alguns meses. Segundo ela, é um projeto criado pela intersecção de arte, cultura e ciência: um sistema funerário alternativo que utiliza cogumelos para decompor e limpar as toxinas residentes em nosso corpo.
Primeiro, Jae estudou uma série de espécies de cogumelo e descobriu que algumas delas são capazes de decompor muitas das substâncias emitidas por nosso corpo.
Depois ela resolveu “treinar” esses cogumelos para que eles pudessem decompor seu corpo com mais facilidade.
Isso mesmo.
Ela alimentou os cogumelos com pedaços de seu cabelo, pele e unhas.
Depois ela seleciona os cogumelos mais “comilões” e os transforma em “Infinity Mushrooms”. Cogumelos capazes de reconhecer o corpo dela quando ela morrer e comer os pedaços que sobraram.
“Eu sei que esse não é o tipo de relação que esperamos ter com nossa comida. Nós queremos comer (e não ser comidos por) ela.”
Mas para Jae, os Infinity Mushrooms representam uma nova forma de pensarmos nossa própria morte. Cultivar os cogumelos não é apenas um experimento científico, mas é a própria aceitação de que um dia iremos morrer e nos decompor. Também é um passo em direção a nos tornarmos conscientes e responsáveis por nosso próprio funeral.
Após selecionar os melhores cogumelos, Jae os costura em uma roupa que batizou de Infinity Burial Suit.
A mesma roupa que ela usava enquanto apresentava seu TED talk.
O que ela espera com o projeto é, de alguma forma, promover uma mudança do modelo atual de negação da morte e preservação do corpo, para um modelo que ela chama de Decompiculture: a aceitação radical da morte e da decomposição do corpo.
Algumas pessoas já se ofereceram para doarem seus corpos para o experimento.
Depois de mortas, claro.
Updater: Fabricio Teixeira
Reply