Itamar Assumpção

Eu  nasci em Arapongas no Paraná, cidade pequena do norte do estado, cidade de indústrias de móveis e que tem como o seu mais ilustre cidadão o Toni Ramos. Até aí, sem grandes emoções.

Mas, nesse fim de semana conheci Itamar Assumpção, músico nascido em Tietê – SP, mas que se criou em Arapongas. Itamar abandonou a faculdade em 73 para se dedicar à música. Chegou em São Paulo, sem nada no bolso e virou um fenômeno da cena alternativa. Ficou conhecido por ter sido um dos fundadores do movimento chamado Vanguarda Paulista. Grupo que reuniu músicos decididos a romper com o controle das grandes gravadoras e sair do mainstream da época. Esses caras prensavam seus discos sozinhos e hoje são raridades, peças de colecionadores e podem custar mais de 300 reais.

ItamarAssumpcao_940

Conhecido como “O maldito da MPB”, misturou funk, rock e reggae, teve influencia de Adoniran Barbosa até Jimi Hendrix e foi um dos maiores colaboradores de Arrigo Barnabé.

Saca essa vibe meu amigo.

http://www.youtube.com/watch?v=qm0KC8cQjow

A discografia do cara é vasta, Itamar produziu  mais de 15 discos em menos de 30 anos, participou de centenas de festivais, fez dezenas de parcerias com músicos de peso da época e virou o queridinho da cena alternativa.

Veja mais aqui e aqui.

Aí eu pensei no dia em que me foi apresentado esse cara. “Pô, essa história tem que ser contada, isso tem que virar um documentário.” Pois é, já fizeram e está aqui.

Música boa, fruto da terrinha. Aproveite.

Arapongas, para mim, tem mais um nobre cidadão, so long Toni!

Updater: Guest Post

Reply

or to participate.