- Update or Die!
- Posts
- Jimmy’s End – o primeiro curta de Alan Moore
Jimmy’s End – o primeiro curta de Alan Moore
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CrXU-BYTHjc
Esse é o “tema” de Jimmy´s End, primeiro filme produzido e aprovado por Alan Moore… sim, o genial e polêmico.
Moore, começou a carreira como roteirista no início dos anos 80, passou pela revista 2000AD e pela aWarrior, onde criou V de Vingança e Miracleman. Logo depois, graças ao sucesso, foi convidado pela DC Comics a escrever o Monstro do Pântano (que estourou e alavancou a carreira até histórias do Superman e Batman). Foi então que criou Watchmen e trouxe uma revolução para o mercado, estabelecendo um nível que os quadrinhos ainda não conheciam. Alguns consideram a melhor HQ de todos os tempos. E não estão longe da verdade. Vale muito a leitura.
Anos depois começaram as brigas, várias brigas, por direitos autorais: com a DC, com a Image Comics (Spawn) e até com a Wildstorm, onde tinha um selo próprio, o America s Best Comics (escrevendo A Liga Extraordinária).
Foi nesta fase em que as coisas se complicaram mais: Suas obras começaram a ser adaptadas para o cinema e o cara não gostou nada. Jura que nunca viu nenhuma delas e que não concorda com os caminhos escolhidos (uai, mas se ele não viu…). A verdade é que ele tem bastante razão (na maioria das vezes). Deve ser estranho não participar de uma adaptação de uma obra sua, né? Por isso é sempre bom ler as letrinhas miúdas nos contratos. Não satisfeito pelo não envolvimento e por discordar de tudo começou uma campanha de difamação contra todos os envolvidos nos projetos. Na sequência: Do Inferno (2001) – mediano, A Liga Extraordinária (2003)- ruim demais, V de Vingança (2005) – bonzinho (mesmo com a alteração no final) e Watchmen (2009) – é fantástico (também com mudanças no final). Moore lançou recentemente a HQ Neonomicon (a crítica é boa) e está escrevendo um livro gigante chamado Jerusalem.
Agora que você sabe um pouquinho sobre a carreira do cara dá play lá no curta (dirigido pelo fotógrafo Mitch Jenkins e produzido pela Lex Projects), que é bem interessante.
O projeto todo é bem maior. Intitulado The Show deve apresentar, além de dois curtas (esse e o Act of Faith), um seriado para TV e um longa. No aguardo.
Updater: Gustavo Giglio
Reply