JWT e as 10 tendências para o mundo em 2013

A JWT divulgou quais devem ser as principais tendências que influenciarão ou impactarão significativamente a mentalidade e o comportamento dos consumidores no próximo ano. O material é resultado de pesquisas quantitativas, qualitativas e documentais realizadas durante todo o ano.

“As previsões de mercado destacam a explosão sensorial como fator que irá direcionar mais esforços das marcas. Elas irão se preocupar em explorar mais os sentidos dos consumidores e expandir os estímulos a eles relacionados, resultando numa expectativa por produtos e experiências mais potentes. O estudo também indica que o poder de previsão das marcas em relação ao que um cliente precisa ou quer só deve aumentar, porque os próprios consumidores têm gerados cada vez mais dados. Por fim, o relatório revela ainda que não dá pra falar sobre 2013 sem citar o crescente uso do formato de rede peer-to-peer pelas empresas, que possibilita conectar dispositivos ponto a ponto, tornando mais rápido e seguro a movimentação de arquivos.” JWT Intelligence

Interessante, e até um pouco óbvio, saber que estudos indicam que objetos do cotidiano se tornarão cada vez mais inteligentes à medida que a tecnologia é incorporada a tudo, desde óculos até meias e bicicletas. Os smartphones se tornarão verdadeiras impressões digitais à medida que evoluem e se transformam em carteiras, chaves, consultores de saúde e muito mais. Todo lugar, e toda hora, poderemos fazer compras (graças à tecnologia móvel) e, em um mundo que valoriza viver publicamente, a tendência é que as pessoas busquem mecanismos para aumentar sua privacidade digital (o que já tem acontecido bastante).

Destacam a questão do estresse cada vez maior e mais frequente o que, provavelmente, fará buscarmos uma melhor compreensão e aceitarmos que é uma questão grave de saúde que demanda tratamento (governos e marcas devem aumentar seus esforços para prevenir e reduzir os sintomas). E, também, a percepção de como devemos gastar nosso tempo (o que pode gerar vantagens competitivas). Quanto mais tempo dedicamos a atividades mais simples, mais nossa imaginação e criatividade melhoram.

Interessante, com um vídeo ótimo (acima) e um site completinho.

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.