• Update or Die!
  • Posts
  • Kickstarter e a nova geração de cientistas, artistas e desenvolvedores

Kickstarter e a nova geração de cientistas, artistas e desenvolvedores

Com o advento do Kickstarter e de outras plataformas de crowdfunding, uma boa ideia já é uma boa ideia mesmo que ainda não tenha sido finalizada.

O trailer abaixo anuncia um filme que acabou de ser financiado por simples mortais, como eu e você. O trailer rodou por aí muito antes do filme ser concluído. E em breve é o filme inteiro que começa a ser exibido no mundo todo.

A grande promessa do Kickstarter é fazer com que as ideias que ainda não foram produzidas se tornem públicas. Quando você cadastra um projeto no site, ele é avaliado e, caso seja aprovado, as pessoas podem ajudar a financiá-lo – com quantias que variam de poucos dólares até dezenas de milhares. Quando o projeto atinge o valor estipulado como meta, a pessoa recebe o dinheiro e o site abocanha 5% do valor.

Se a ideia é boa e chega até as pessoas certas, a ideia acontece. Afinal, são elas que decidem se o projeto vale a pena de ser realizado ou não.

O bacana é que essa mecânica abre portas para projetos de diversas disciplinas (filmes, websites, aplicativos de celular, hardware, eventos, engenhocas científicas, robôs) e eles passam a não mais depender do patrocínio tradicional, que parte dos grandes fundos de investidores ou de suporte a pesquisa e desenvolvimento. A Mariana também já postou por aqui sobre o Petridish, uma espécie de Kickstarter focado em projetos científicos.

Quer ver mais dois exemplos que já passaram aqui pelo UoD, conseguiram levantar fundos e até superar a meta estabelecida?

O mais bacana é olhar para o perfil da galera que publica projetos no site. São cientistas, artistas plásticos, desenvolvedores, músicos, designers, diretores amadores – mas, acima de tudo, jovens e sonhadores.

A mesma geração que grava vídeos pleiteando suas ideias no site é a geração que as financia. O quão incrível é isso?

Repare no entusiasmo do rapaz abaixo (o mesmo rapaz sorridente que aparece na foto no início deste post) ao apresentar a sua ideia para o mundo:

Isso não seria possível há alguns anos. Não por inviabilidade técnica; a estrutura do site do Kickstarter é relativamente simples e já poderia ter sido desenvolvido desde o final dos anos 90. Mas algumas coisas têm uma época certa para acontecer, porque dependem de uma mudança na mentalidade das pessoas. E o crowdfunding é uma delas.

Em 2012 o Kickstarter espera arrecadar US$ 300 milhões (três vezes mais que em 2011) para financiar os projetos cadastrados no site. Atualmente, 46% dos projetos ali cadastrados conseguem atingir essa arrecadação desejada.

Pensando em comprovar como o modelo de negócios funciona, o Kickstarter lançou uma galeria com alguns dos projetos que foram recentemente financiados pela plataforma: kickstarter.com/discover/successful

Abaixo você vê um vídeo da PBS sobre o Kickstarter essa nova forma de pensar o “fazer coisas juntos”.

Reply

or to participate.