- Update or Die!
- Posts
- Logos e mascotes memoráveis da Copa do Mundo
Logos e mascotes memoráveis da Copa do Mundo
E já que só se fala nisso, bem interessante a retrospectiva dos 30 melhores mascotes da Copa do Mundo que o site HighSnobiety fez – com logos e mascotes bonitinhos e bizarros, mas principalmente inesquecíveis:
Uruguai, 1930 (logo)
Uruguai foi palco para a primeira Copa do Mundo. O cartaz tem o estilo meio art-decó, que capturou perfeitamente o estilo da época e se tornou o protótipo para cartazes mais tarde, com uma imagem estilizada de um jogo de futebol.
Chile, 1962 (logo)
O logo do Chile para a Copa de 1962 é mais clássico, com direito a bandeira do país anfitrião dentro do estádio. Eles são apaixonados por futebol e não é de hoje…
Inglaterra, 1966 (mascote)
O primeiro mascote de Copa foi o Willie, um leão jogador de futebol que levou a Inglaterra à sua primeira vitória. O sucesso foi tanto que virou tradição todo país criar o seu mascotinho para o mundial.
México, 1970 (logo e mascote)
Considerada uma das melhores Copas do Mundo da história, estreia a vez do México como anfitrião. Um dos logos mais icônicos, e o primeiro a caracterizar a Telstar, bola da Adidas, que tem o design que associamos com futebol moderno.
Um chiquito chamado Juanito foi o primeiro mascote humano da Copa do Mundo. Com um dos símbolos nacionais do país, o sombrero, ele retratou uma Copa inocente, na qual curiosamente não foi entregue nenhum cartão vermelho (!).
Alemanha, 1974 (mascotes)
A Alemanha (Ocidental) criou os menininhos Tip e Tap como seus mascotes, como uma tentativa para fortalecer os laços da Alemanha Oriental e Ocidental. Mais uma vez a Taça ficou com o anfitrião.
Espanha, 1982 (mascote)
Para ser “diferente”, a Espanha optou por uma laranja antropomórfica como seu mascote, o Naranjito. Estranho…
México, 1986 (logo)
Em sua segunda Copa, o México também entregou um design gráfico limpo e memorável.
Itália, 1990 (logo)
A Itália optou por um viés abstrato com o também estranho boneco chamado Ciao, que combinava a complexidade da geometria com a simplicidade de uma figura de jogador com uma bola como cabeça e as cores do país pelo corpo.
EUA, 1994 (logo)
O logo da Copa dos Estados Unidos e é considerado até hoje um dos melhores de todos os tempos. Paleta de cores americana, design sólido e ainda uma bela referência à bandeira do país. O Brasil podia ter usado como exemplo, né?
Brasil, 2014 (logo e mascote)
O site também considerou o Fuleco um mascote memorável. Sobre o logo e o próprio Fuleco, prefiro não comentar…
Senti falta do Footix na lista, o galinho foi símbolo da Copa de 98 na França. De todas as Copas que vivi, esse é o mascote mais querido e que mais lembro. :)
Updater: Tatiana Giglio
Reply