• Update or Die!
  • Posts
  • Moda, Fotografia, Arte, Música e... Cerveja: o mundo pós-Gaga de Daphne Guinness

Moda, Fotografia, Arte, Música e... Cerveja: o mundo pós-Gaga de Daphne Guinness

Comecemos então falando de Stefani Germanotta, a cantora e compositora com veia roqueira que mergulhou no mundo da moda e submergiu Lady Gaga, um dos maiores ícones POP da última década. Com um método de produção estritamente ligado ao universo da Moda, o coletivo Haus of Gaga tornou-se referência ao triturar as tendências e remontá-las em perfomances da cantora, traduzido conceitos hiper-vanguardistas para a audiência televisiva da Oprah.

Passados alguns anos, eis que o mundo da alta-costura tem uma nova produção a atravessar esta ponte.

Muito rica e muito influente, Daphne Guinness é descendente direta de Arthur Guinness, fundador da famosa cervejaria. Desde muito nova, frequenta e investe sua fortuna em instalações, coleções, tornando-se musa para estilistas como Alexander McQueen. Pois Daphne decidiu lançar um disco, e chamou ninguém menos que o lendário Tony Visconti para inserir a produção em seu extenso currículo, que começa com Bowie, atravessa cenas inteiras com T-Rex, Thin Lizzy e, mais recentemente, com Kaiser Chiefs. Ah, e um videoclipe, com outra lenda, o fotógrafo e diretor David LaChapelle.

Não é pouco. Com todo este contexto, vamos ao videoclipe para “Evening in Space”, que chegou essa semana ao Youtube

Bom, e daí?

Seguem minhas considerações:

– Daphne adotou o caminho do rock, ao contrário do pop eletrônico de outras Gaguianas Mudernas.– O que não deixa de ser irônico: a roqueira atravessa a ponte e vira dance, a modista atravessa a ponte e vira rock.– Um revival do Glam Rock é muito bem-vindo, principalmente na música (para além do visual).– Por outro lado, este modelo bancado por si mesma só é possível para a elite financeira e cultural do planeta. Se não tivesse muita $$$, o projeto não decolaria nunca.– Assim como melhores cantoras / compositoras não teriam como lançar um produto tão bem acabado.– O que não influencia a beleza e o impacto do clipe, é claro, mas é uma reflexão a se considerar sobre os caminhos da música.– De qualquer forma, é uma obra conceitual que, muito provavelmente, não sairá do circuito fechado da Alta Moda.– Como o disco inteiro será lançado em Setembro, vale conferir se as outras músicas seguirão o mesmo caminho, e se sairão outras produções videoclípticas de encher os olhos e de causar inveja aos diretores de arte da cidade.– Veremos.

Em tempo: Vale notar que o clipe foi lançado pelo canal de vanguarda da moda do Youtube ShowStudio, dedicado à explorar as novas tendências de vídeo com a moda. A proposta é recriar os vídeos de moda como a fotografia, nas últimas décadas. Também vale seguir.

Updater: Rafael Losso

Reply

or to participate.