- Update or Die!
- Posts
- Monfils, reinventando o tênis
Monfils, reinventando o tênis


Há milhões de anos um peixe tomou coragem e pulou da água pra terra. Reinventou o jogo da vida na terra para sempre (o primeiro updater, tem um quadro em homenagem a ele aqui no UoD).
Nos esportes, volta e meia aparece um peixe desses, que reinventam suas modalidades fazendo alguma coisa diferente e deixando os juízes indecisos.
* O saque “Jornada nas Estrelas” do Bernard.
* O saque “Viagem ao Fundo do mar”, do Renan
* O gol de bicicleta do Leônidas
* etc
No tênis, esse cara é o francês Gael Monfils.
Não é o melhor jogador do mundo porque para isso é preciso uma combinação de fatores como controle emocional, estratégia de jogo, consistência de vitórias, etc. Mas ele é o cara do “não sabendo que era impossível, foi lá e vez”.
Até os 14 anos de idade, Monfils praticou o atletismo e foi o campeão frânces dos 100 metros rasos. Segundo seu treinador, “só não foi parar nas Olimpíadas por causa de seu amor pelo tênis”.

Monfils é conhecido como o “sliderman”. Escorrega nas quadras duras como se estivesse no saibro. Ou melhor, como se estivesse em um rinque de patinação no gelo.
Faz spacatti para chegar nas bolas.
Quando, mesmo assim a bola parece inalcansável, faz mergulhos seguidos de rolamentos que o colocam em pé novamente em fração de segundo. Ou, troca a raquete de mão.

Bolas que chegam muito acima da linha da cintura são devolvidas com saltos e de cima para baixo.
Bolinhas que alternam as linhas laterais são devolvidas como se fossem jogadas na mão.
Rallies intermináveis.
Monfils é um tetrápode, um peixe com 4 patinhas embrionárias, que sai da água e está reinventando o tênis em quadras rápidas.
Monfils simplesmente não desiste.
http://youtu.be/10am2PWB_h4
Updater: Wagner Brenner
Reply