- Update or Die!
- Posts
- Movimento #VaiPorMim, contra o câncer de intestino
Movimento #VaiPorMim, contra o câncer de intestino


https://youtu.be/HZTXFepIOKc
No Brasil, um em cada três adultos acima dos 50 anos tem sua vida impactada por causa do câncer de intestino. São 30 mil novos casos da doença em nosso país a cada ano, mas a maioria deles poderia ser evitada com prevenção. O problema? O tabu. E ninguém fala sobre isso.
O projeto #VaiPorMim pretende trazer a discussão para as mídias tradicionais e ativar o assunto nas redes sociais. A ideia é mobilizar a sociedade para que as pessoas realizem exames periódicos, que previnam e detectem este tipo de câncer antes que se ele se transforme num mal maior.
Por isso, uma iniciativa – com realização da Johnson & Johnson Medical Brasil e Roche, e apoio da Abrapreci (Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino), Sociedade Brasileira de Coloproctologia e New Content – pretende usar a voz das famílias. Um mini doc aborda o tema de forma simples e interativa, com histórias reais de famílias que passaram pelo problema.
No vídeo, familiares de pacientes contam como foi enfrentar o diagnóstico do câncer de intestino e apoiar quem tanto amam em um momento difícil. “Foi bem duro, com filhos tão pequenos e tanta incerteza do futuro. Você pensar em um câncer, com menos de 40 anos, cai na vida do casal como uma bomba”, relata Antônio Sérgio, marido da Adriana, que descobriu o câncer em 2009, aos 39 anos. Após sentir muitas dores abdominais, o médico sugeriu uma colonoscopia que detectou a doença. Sabendo da gravidade do tumor, Adriana pediu ao pai que também fizesse o exame: deu positivo. Ele iniciou o tratamento e, como a filha, conseguiu se livrar da doença. Histórias como essa, poderiam ter desfechos infelizes, caso o câncer não tivesse sido descoberto precocemente.
No site da campanha (aqui), um aplicativo possibilita que qualquer um grave um vídeo, com o pedido de #VaiPorMim para aqueles que mais ama. Os vídeos serão incluídos no manifesto, para que as pessoas possam compartilhar seu pedido nas redes sociais.
Para ativar a campanha, celebridades receberão camisetas da Oriba com a hashtag da marca – são quatro modelos diferentes, com o design do bolso de cada uma criado pelos familiares.

Updater: Renato Pezzotti
Reply