O dinheiro muda o comportamento da gente?

Bom, segundo um estudo realizado por Kathleen Vohs, da universidade de Minnesota, sim.

Meio óbvio, mas agora comprovado cientificamente.

O experimento questionava o seguinte: será que quando a gente vê dinheiro, isso muda o nosso comportamento?

Ela convidou alguns participantes até um laboratório, onde realizou várias atividades diferentes com eles. As pessoas não sabiam que o estudo era sobre dinheiro, claro.

Em uma das salas de teste, havia sempre algo relacionado a dinheiro (notas de Banco Imobiliário sobre as mesas, uma nóta de um dólar sendo mostrada na tela de algum computador dentro da sala, ou então ela pedia para os participantes reorganizarem palavras em uma frase que falava sobre dinheiro de alguma forma). Em uma segunda sala de testes, nada relacionado a dinheiro.

Em determinado momento do teste, alguém entrava na sala trazendo uma caixa de lápis para os participantes e os deixava cair no chão. Ou ainda, em outros testes, alguém passava pedindo doações para entidades carentes.

O resultado você já deve imaginar: nas salas onde havia menção (ou imagens) de dinheiro, menos pessoas se dispuseram a ajudar a recolher os lápis ou a doar para caridade. Nessas mesmas salas, as pessoas preferiam trabalhar sozinhas durante os workshops.

Kathleen diz que sua conclusão é que dinheiro nos faz sentir mais auto-suficientes. Já a Susan Weinschenk, Ph.D., que conta essa história no vídeo abaixo, prefere a palavra “mean” (cruel).

Em um documentário sobre a crise americana de 2008 (quando lembrar o nome dele eu atualizo aqui), conta-se a história de um leilão um tanto diferente: resolveram leiloar uma nota de 20 dólares.

Sabe qual foi o bid final do leilão?

37 dólares.

Isso mesmo. A pessoa que ganhou o leilão pagou 37 dólares por uma nota de 20. A diferença paga pelo vencedor foi simplesmente pelo prazer de ganhar a disputa.

Ah, esses humanos.

Reply

or to participate.