• Update or Die!
  • Posts
  • O lugar mais (insuportavelmente) silencioso do mundo

O lugar mais (insuportavelmente) silencioso do mundo

Não, não é a sala da diretoria. Nem o elevador. Nem a igreja. Nem o salão principal do mosteiro no alto das montanhas tibetanas.

O lugar mais silencioso do mundo, segundo o Guinness Records, fica em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Uma “câmara anecóica” (sem ecos), com painéis acústicos de fibra de vidro com 1 metro de espessura, uma parede dupla de aço e mais 30 cm de concreto, capaz de absorver 99.99% dos sons, usada para testar volumes sutís de peças de produtos como cliques em botões, toques em telas de celulares, etc.

É quieta. Insuportavelmente quieta.

-” Ô! Dá pra aumentar o volume por favor? Tá incomodando demais!”

Ninguém conseguiu ficar mais do que 45 minutos lá dentro.

Só para você ter uma ideia, a NASA usa a câmara para treinar astronautas, que ficam alí boiando em um tanque cheio de água enquanto fazem algumas atividades, para avaliar o quanto o silêncio absoluto do espaço pode atrapalhar a concentração.

Steven Orfield, presidente da Orfield Laboratories, costuma desafiar os visitantes a ficar dentro da câmara, no escuro.

“A primeira coisa que você vai fazer, é se sentar. Nossa orientação espacial é feita através do som do nosso andar, da nossa movimentação. Dentro da câmera esses sons não existem e você começa a ficar desorientado. Depois, seus ouvidos vão se adaptar rapidamente. Quanto mais silencioso o lugar, mais coisas você irá ouvir. Dentro de você! Você vai ouvir seu coração batendo, algumas vezes vai conseguir ouvir seus pulmões respirando e um ronco no estômago fica incrivelmente alto. Na câmera, você vira o som.”

O próprio Orfield é capaz de permanecer respeitáveis 30 minutos dentro da câmara. Diz que só não fica mais porque, em poucos segundo,  a pequena válvula mecânica que tem no coração, fica muito, muito, evidente.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.