- Update or Die!
- Posts
- O que esperar quando se está esperando
O que esperar quando se está esperando
Não é um post sobre gravidez, é sobre espera mesmo.Quer saber porquê?Espera que eu te conto.
Há alguns anos o aeroporto de Houston começou a receber muitas reclamações sobre a espera nas esteiras das malas. Para tentar resolver o problema, contrataram mais carregadores e o tempo diminuiu para 8 minutos, que é o padrão internacional. Mas as reclamações continuaram. O aeroporto encomendou então uma pesquisa e descobriu que os passageiros levavam apenas 1 minuto entre o avião e a esteira. E 7, esperando. Ou seja, 88% do tempo pós-desembarque era gasto na espera.
A solução?
Colocaram os aviões para estacionar nos portões mais distantes do terminal e mandavam as malas para as esteiras mais distantes possíveis.
O tempo de deslocamento aumentou 6 vezes.
Em compensação, quando o passageiro chegava no carrosel, sua mala já estava lá.As reclamações caíram para… zero.
Genial. O tempo era o mesmo, mas agora era gasto em movimento e não parado.
A conclusão é que realmente percebemos o tempo de maneira diferente dependendo da situação, como bem sabemos.
Mas além disso, a diferença nessa percepção é que ela é ainda mais sutil do que imaginávamos: não é uma questão entre prazer/desprazer, mas simplesmente estar ou não ocupado.
Foi pelo mesmo motivo que começaram a colocar grandes espelhos no hall de entrada dos arranha-céus, que começaram a surgir depois da segunda guerra em NY. No começo haviam muitas reclamações do tempo que o elevador levava para chegar. Com o espelho, a mente se ocupou e as queixas acabaram.
Outra coisa interessante que os especialistas em espera descobriram é que, se no final da fila acontecer algo bom (como passar a andar mais rápido, por exemplo) a lembrança da experiência é positiva.Mesmo que 80% do tempo tenha sido ruim. E é por isso que a Disney superestima o tempo nas filas, pra você achar que se deu bem.
Enfim, resumindo: o tempo voa não apenas quando você está se divertindo. Basta estar ocupado. Ou ter um final de espera feliz para compensar a tortura.
É como esperar horas até sua mulher se arrumar. Se no final ela aparece linda, você até esquece que estava bravo (elas sabem disso faz tempo – e nem precisou encomendar pesquisa).
Updater: Wagner Brenner
Reply