Os 5 vendedores de amendoim

Pega o fone, vai lá, eu espero.

Pegou? Então vamos lá.

A música “El Manisero”, conhecida em inglês como “The Peanut Vendor” (O Vendedor de Amendoim) é a segunda mais famosa música cubana, ficando apenas atrás de Guantanamera. Foi composta por Moisés Simons em maio de 1930 e já foi regravada, pasme, por mais de 160 artistas desde então. Simons ficou rico e garantiu sua estabilidade econômica até morrer, só por conta dos direitos autorais dessa única composição. Nada mal, você faz uma música e ela passa a trabalhar no seu lugar, pagando todas as suas contas até o final da sua vida.

A música tem 2 partes bem distintas: uma base composta de 8 notinhas que ficam em loop apoiando a melodia. E algumas vezes tem uma referência ao tal vendedor de amendoim, que grita “Maníííí… Maníííí” (“Peanuuuuts, Peanuuuts”na versão em inglês), que fica insistindo para o cavalheiro não ir dormir sem levar um “cucuruchito de maní” pra casa.

Maní, maní, maní… si te quieres por el pico divertir, cómprame un cucuruchito de maní…

Maní, el manisero se va, caballero, no se vayan a dormir, sin comprarme un cucurucho de maní.

Como o tema ficou muito conhecido no mundo todo, passando pela fase hit, depois indo parar no circo como trilha sonora de mágico, a música foi re-inventada diversas vezes, em diversos estilos. Separei alguns para você conferir a evolução do tema.

01. MOISÉS SIMONS

MoisesSimons

A original, de 1930:

02. PEREZ PRADO

1752

Depois a versão do Perez Prado, que reforçou melodicamente o bom humor da letra.

03. MONGO SANTAMARIA

image1

Na sequencia, a coisa começa a ficar mais autoral nesta versão de Mongo Santamaria, com aquele estilão de Watermelon Man. A melodia já fica mais torta e a percussnao mais para o final da música é bastante criativa, com umas batidas emboladas, meio atropelado.

04. GREGORY ISAACS

isaacs

Na Jamaica, “Peanut Vendor” virou uma das bases de DUB mais famosas, que serviu de apoio para um monte de artistas (tem até disco com a essa mesma base em todas as faixas, mudando apenas o artista e as letras). Abaixo, Gregory Isaacs.

05. CLAUDE TISSENDIER SEXTET

E para o post não ficar muito longo, vamos para o Gran Finale, minha versão favorita: em modo jazz/boogie (no estilo John Kirby), uma verdadeira locomotiva para mostrar como uma música pode evoluir. Aumenta aí.

1WEVwAp

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.